DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Profissionais de saúde participam de treinamento para iniciar vacinação contra dengue na rede municipal

Qualificação

Profissionais de saúde participam de treinamento para iniciar vacinação contra dengue na rede municipal

16/02/2024 | 20:00 | 118

Para dar início a vacinação contra a dengue, que começa na próxima segunda-feira (19), a Prefeitura de João Pessoa reuniu todos os profissionais que atuam nas salas de vacina a participarem do treinamento sobre a estratégia de vacinação determinada pelo município, meta e esquema de vacinação e informes sobre a normativa técnica. A qualificação foi realizada tarde desta sexta-feira (16), no auditório da Central de Imunobiológico (Rede de Frio).  

Inicialmente, o imunizante é destinado às crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 a 14 anos. O esquema vacinal recomendado corresponde a administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada) e, se a infecção ocorrer após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.  

“Realizamos de forma regular essas capacitações para os profissionais que atuam nas salas de vacina do município, sobretudo, com a chegada desse novo imunizante e compreendendo que se trata de um público específico, temos o compromisso e a responsabilidade de iniciar mais um ciclo de capacitação, para esclarecer possíveis dúvidas e alinhar essa assistência de forma otimizada, eficiente e segura a toda a população que chega aos nossos serviços”, garantiu Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.  

Dengue – A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que pode progredir para quadros graves e não existe, até o momento, um medicamento específico para tratamento. Dessa forma, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) é um avanço no campo da imunização e se torna mais um passo necessário para ampliar as medidas integradas e efetivas para a prevenção e controle da doença.  

Dados – De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil chegou à marca de 532.921 casos prováveis de dengue e 90 mortes pela doença desde janeiro deste ano. Outras 348 mortes estão sendo investigadas. Ainda de acordo com a Pasta, neste mesmo período em 2023 o país tinha um total de 128.842 casos de dengue. O número atual é 313,6% maior do que o do ano passado.  

Já em João Pessoa, de acordo com o monitoramento e acompanhamento da Vigilância Epidemiológica, em 2023 foram 4.659 casos notificados de dengue e 4.154 confirmados de infecção pela doença. Nos dois primeiros meses de 2024 esse número representa 554 de casos notificados e 211 confirmados.      

  • Texto: Lílian Pedreira Edição: Felipe Silveira Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    dengue Prefeitura saúde treinamemto vacinação