DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Novo post criado em 19 de Aug de 2023 as 23:19:14

Dramatização

Grupo de teatro Arte do Riso encena mensagens de educação ambiental da Emlur

19/08/2023 | 19:00 | 48

A dramatização é um recurso importante na transmissão de uma mensagem. Por meio de recursos lúdicos, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) trabalha a conscientização ambiental, abordando temas como coleta de resíduos sólidos, varrição ou capinação. O trabalho é realizado pela Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, que aborda os temas por meio do grupo de teatro Arte do Riso.

O trabalho teatral está sendo retomado como mais um canal de comunicação com a população. O grupo conta com oito integrantes, mas segundo o teatrólogo Erivan Lima, o objetivo é crescer. As inscrições estão abertas para os servidores da Emlur e são realizadas na Diac.

“Para participar, só é preciso ter vontade de aprender. Aqui, a gente vai transformar a partir da preparação corporal e de voz. Temos pessoas com mais de 40 anos que nunca fizeram teatro e estão se descobrindo, estão bem empolgadas”, explica o teatrólogo.

A assistente social Janilene Rodrigues entrou no grupo de teatro há três meses e está gostando da experiência. “Sempre tive vontade de participar de teatro e de fazer algo relacionado à música e à dança. Você aprende a ser vários personagens e sente um conjunto de emoções quando está em um grupo teatral. Teatro é vida!”, frisou.

Erivan Lima já dirigiu o grupo de teatro da Emlur anteriormente e tem experiência com teatro empresarial e educativo. “Este tipo de teatro é pautado na arte da repetição. Conseguimos levar a mensagem pela parte lúdica, que encanta e deixa a mensagem gravada no espectador por um bom tempo, ao criar uma relação afetiva”, conta. 

Orgulho – O grupo está sempre levando a mensagem da limpeza urbana. Erivan Lima está trabalhando na montagem de um espetáculo sobre o orgulho de ser agente de limpeza. “O texto é bem educativo, fala sobre como o agente deve se comportar, como recolher os resíduos, e sobre a coleta seletiva também”, adiantou.

O grupo Arte do Riso também entra em cena para fazer um trabalho educativo aos servidores. Recentemente, encenou um texto numa ação de capacitação dos agentes fiscais. “Também pautamos nossas ações de acordo com os eventos. A apresentação foi sobre como os agentes fiscais deveriam agir, e, após a ocasião, eles criaram um momento de diálogo, relatando suas experiências diárias”, disse Erivan Lima.

As apresentações teatrais também contam com o apoio do grupo musical da Emlur, Baticumlata, que entra em cena com suas canções autorais sobre temas relativos à limpeza urbana. O Batimcumlata tem um forte viés sobre a coleta seletiva, já que, em vez de instrumentos musicais, fazem sua música com materiais recicláveis, como bombonas de plástico, colheres de pau e tonéis de ferro.

  • Texto: Thadeu Rodrigues Edição: Felipe Silveira Fotografia: Carlos Nunes

  • Secretarias

    emlur

  • Tags

    arte do riso educação ambiental emlur grupo teatro