DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Cícero Lucena entrega ração para 130 protetores de animais através do programa Banco de Ração

Responsabilidade social

Cícero Lucena entrega ração para 130 protetores de animais através do programa Banco de Ração

22/12/2023 | 14:30 | 417

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta sexta-feira (22), ração para 130 protetores de animais através do programa Banco de Ração, que é colocado em prática pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O evento aconteceu na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, onde o gestor destacou que essa ação é mais um avanço da Prefeitura na causa animal, que ainda conta com a Clinica Pet e a construção do primeiro Hospital Veterinário.  

“A Prefeitura tem esse sentimento social, de olhar e identificar os problemas e de buscar as suas soluções. Sou grato a Secretaria de Meio Ambiente e também aos nossos parceiros, a exemplo da Câmara Municipal, com os vereadores que contribuem com emendas para esta causa. É com esse tipo de parceria, com responsabilidade, que nós vamos fazer essa cidade mais justa e mais humana, respeitando e com carinho a todos aqueles que precisam do nosso trabalho, da nossa dedicação e da nossa ação”, afirmou o prefeito.  

O secretário municipal de Meio Ambiente, Welisson Silveira, lembrou que o Banco de Ração é fruto de uma Lei criada em 2019, mas que estava engavetada e só na atual gestão municipal, a partir de 2021, foi colocada em prática. “O que é com o coração, isso eu tenho aprendido durante essa gestão, a gente consegue alcançar o desejo das pessoas, desde as suas mínimas necessidades. E, com certeza, essa ação e o programa Banco de Ração vão ajudar a cada um que doa e tira do seu bolso para poder fazer com que o seu amigo, o cão ou o gato, receba o carinho e proteção”, ressaltou.  

Tutores cadastrados – O Banco de Rações conta com 400 protetores cadastrados e eles têm a tutela de aproximadamente 6 mil animais. Para que o protetor possa ser beneficiado pelo programa é preciso estar cadastrado na Semam, ter pelo menos 20 animais tutelados em casa, estar desempregado ou receber até um salário mínimo e participar de algum programa social do Governo Federal. Assim que o protetor faz o cadastro, os profissionais fazem uma visita técnica e a partir daí é possível participar de várias ações promovidas pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal.  

Na ação desta sexta-feira foi entregue o quantitativo referente a 1,5 toneladas. O vereador Guga Oliveira destinou R$ 70 mil de emendas. Ele agradeceu a sensibilidade do prefeito Cícero Lucena com a causa. “O empenho do prefeito faz história na causa animal. Outros gestores que passaram, prometeram e nada fizeram. Os protetores independentes e a sociedade hoje já vêm o trabalho que é feito na cidade, tanto na educação, como na infraestrutura, na saúde e também vamos deixando essa causa tão brilhante que é a causa animal”, afirmou.  

Um dos protetores beneficiados foi Sílvio da Silva Santos, que mora no Bessa. Ele disse que cuida, junto com a esposa, de mais de 40 gatos. “São animais que poderiam estar nas ruas, sendo maltratados ou carentes de suas necessidades. É muito gratificante saber que o que a gente faz também tem esse reconhecimento, ou seja, o poder público nos ajudando a cuidar dos pets”, agradeceu.

  • Texto: Max Oliveira Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Sérgio Lucena

  • Secretarias

    semam

  • Tags

    animal banco de ração cão Coordenadoria de Bem-Estar Animal doação gato prefeito programa ração semam tutores