DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Tardezinha Inclusiva tem ‘Embaixadores da Inclusão’ em domingo de muita festa para famílias

Em Mangabeira

Tardezinha Inclusiva tem ‘Embaixadores da Inclusão’ em domingo de muita festa para famílias

26/11/2023 | 20:00 | 65

A 23ª edição da Tardezinha Inclusiva aconteceu, neste domingo (26), no Centro Cultural de Mangabeira, reunindo crianças e suas famílias para um momento de união e diversão. Durante o evento, cerca de 30 crianças receberam seus certificados de ‘Embaixadores da Inclusão’. Os embaixadores são artistas, atletas, poetas, pessoas que usam seu talento para promover e defender a inclusão na sociedade como um todo, incluindo crianças atípicas, autistas, cadeirantes, T21, artistas e cantores.  

Além dos certificados, o evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, América Castro, e do secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, que foram escolhidos como madrinha e padrinho da Tardezinha Inclusiva. “Esta é uma tarde muito especial, um evento grandioso e segue dentro do que a Prefeitura vem fazendo para promover o acompanhamento das crianças especiais do nosso município. Temos um trabalho de cuidado, promovendo a educação e o acompanhamento com cuidadores para todas as que necessitam e fazem parte da rede municipal de educação”, destacou América Castro.  

Já o secretário Diego Tavares destacou o trabalho que tem sido feito pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e pela Associação Paraibana de Autismo (APA). “Quero agradecer pela oportunidade de poder ajudar na Tardezinha. Eu sou pai de Sophia, que tem autismo e sei da importância de um evento como esse para as famílias sendo promovido pelo poder público de forma gratuita, incluindo um olhar humanizado e social no trato com essas crianças”, afirmou.  

Ainda no evento, uma das temáticas foi ‘Amor aos Animais’, com feira de adoção de cães e gatos, proporcionando também o contato com diferentes espécies, despertando a curiosidade e o cuidado com a natureza. “Esta é a segunda vez que participamos da Tardezinha Inclusiva e além da exposição dos gatos e cães disponíveis para adoção, estamos promovendo educação contra os maus-tratos aos animais, importância do controle populacional e guarda responsável. Esperamos que possam encontrar lares que façam a diferença positiva na vida desses bichinhos”, reforçou Maribel Amengual, da ONG SOS Animais e Plantas.  

Margareth dos Santos é mãe de Isaias, de 5 anos de idade, e veio na Tardezinha Inclusiva pela segunda vez. Ela diz que sentiu diferença na evolução do filho, que é autista de suporte 2, percebendo ele mais tolerante com barulhos e com a companhia de outras pessoas. “Na primeira vez foi mais difícil, mas hoje já conseguimos com que ele tivesse mais paciência para utilizar os brinquedos disponíveis e não se incomodar com o barulho do evento. Sou de Sergipe e não conhecia ninguém na cidade, mas com as vindas aqui já consegui também conhecer outras mães e ter mais apoio no que preciso”, relatou.  

“Este é o segundo ano que promovemos a Tardezinha Inclusiva e percebemos que a arte é um instrumento importante. Temos muitas crianças que se expressam através da música, pintura, teatro e poesia e aqui é um local em que elas podem apresentar o que desejam de forma artística. Além disso, promovemos na Tardezinha Inclusiva sobretudo, um atendimento psicopedagógico, jurídico, de assistência social às famílias. Isso é muito importante. Em breve teremos nosso piquenique no Parque Solon de Lucena, além da edição de fim de ano da Tardezinha Inclusiva”, informou Marcus Alves, diretor executivo da Funjope.  

A programação contou com a participação da Turma Tá Blz, com a cantora Nik Fernandes e o DJ Jhony Fernandes. Participaram também o Capitão América, Batman – o homem morcego, o personagem Rio da Turma do Bita e o Gato Ben, que é o símbolo da inclusão autista.  

Os palhaços Kika e Baba Baby ficaram responsáveis pelo acolhimento e atividades de recreação; a Pequena Sereia, do Aquário Paraíba, levou sua beleza para o evento, e o Mágico Smith também esteve por lá. A Tardezinha também contou com muita música com os cantores mirins Clara Dias, Estella Louise, Rodriguinho e Rafael Starr, assim como o cantor Nilson Muniz, escolhido com o melhor repertório de 2023.  

Serviços – A Tardezinha conta com assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes); assistência do escritório de advocacia Jansen Dornelas; oficina de artes da Escola Impactus; oficina de Nutrição com Janete Diniz; oficina de pintura em gesso Espaço Happy; serviço de estética de Érika Silva, com ventosas e auriculoterapia. Participação da Cabana Bakana; brinquedos infláveis. Nos estandes da Feirinha Inclusiva são comercializados produtos diversos feitos pelas mães.

  • Texto: Eloísa Edição: Felipe Silveira Fotografia: Daniel Silva

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    Centro Cultural cultura festa funjope inclusão mangabeira Tardezinha Inclusiva