Serviços de saúde promovem assistência preventiva com vacinação na Capital
Proteção desde a maternidade
Serviços de saúde promovem assistência preventiva com vacinação na Capital
26/11/2023 | 17:00 | 52
A vacinação é a melhor maneira de proteger a criança contra doenças imunopreveníveis. O calendário nacional de vacinação pode ajudar a descobrir quais imunizantes seus filhos precisam e quando as doses devem ser administradas. Todas as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) foram devidamente testadas, são seguras e de vital importância para proteção contra algumas doenças graves e, muitas vezes, fatais.
“Ainda na maternidade, seja ela pública ou privada, disponibilizamos equipes para garantir essa primeira assistência nas primeiras horas de vida do bebê, onde garantimos a proteção contra formas graves da tuberculose, com a BCG e também com a vacina da hepatite B. Nos próximos meses e durante todo o decorrer da vida, as vacinas são garantidas e podem ser administradas de forma segura em todas as salas de vacina da rede municipal”, informou Fernando Virgolino, coordenador do setor de imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Em João Pessoa, todas as equipes de saúde da família iniciam a semana promovendo a busca ativa e garantindo uma assistência integral e humanizada a toda população. Nesta segunda-feira (27), a atualização da caderneta pode ser feita nas unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.
A Prefeitura dispõe também de três pontos fixos localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que funciona das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.
Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal, devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby. Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Documentação – Para ter acesso as vacinas, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão SUS, que é um documento oficial do usuário aos serviços de saúde.
Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.
Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (27):
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
Home Center Ferreira Costa
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
8h às 16h (sábado)
Shopping Sul
Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)
10h às 16h (sábado)
Shopping Tambiá
Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)
9h às 16h (sábado)
Vacinação Domiciliar
Agendamento: (83) 98645-7727
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
-
Texto: Lílian Pedreira Edição: Felipe Silveira Fotografia: Kleide Teixeira (Arquivo)
-
Secretarias
sms
-
Tags
covid imunização Saude SMS vacina vacinação