DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Inscrições para desafios da Semana Nacional de Ciências seguem abertas até 10 de novembro

Escolas públicas e privadas

Inscrições para desafios da Semana Nacional de Ciências seguem abertas até 10 de novembro

21/10/2023 | 19:00 | 44

Seguem abertas, até o dia 10 de novembro, as inscrições para o 1º Desafio Paraibano em Ciências e o 1º Desafio em História da Paraíba, eventos que estão inseridos na programação da 20ª Semana Nacional de Ciência, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. As inscrições podem ser feitas de forma online, por meio do link dos eventos: Desafio em História e Desafio e Ciência.  

O 1º Desafio Paraibano em Ciências é dirigido a alunos de escolas públicas e privadas de João Pessoa que estejam cursando do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas dos municípios que integram a 1ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba.  

A intenção desta atividade é mobilizá-los para aprofundamento dos estudos, pesquisas e novos conhecimentos em Astronomia, Biologia, Física e Química, permitindo que sejam conhecidos jovens talentos nas áreas científico-tecnológicas, fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Pretende-se, também, incentivá-los a participar, com sucesso, de olimpíadas nacionais e/ou internacionais dessa modalidade.  

Já o 1º Desafio em História da Paraíba (DHPB) é destinado aos discentes de escolas públicas da região metropolitana de João Pessoa que estejam cursando o 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental ou qualquer série do Ensino Médio.  

Este desafio é elaborado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em parceria com as Secretarias de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa (Secitec) e do Governo da Paraíba. O DHPB 2023 tem por objetivo estimular os discentes, organizados em equipes de três integrantes, ao estudo de História da Paraíba e seus diálogos com a História do Brasil de forma inovadora, abordando temas fundamentais a partir de documentos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.  

Por meio dessa iniciativa, as equipes participantes terão contato com distintos discursos narrativos históricos relacionados aos eventos na Paraíba e seus diálogos com a História do Brasil, em uma perspectiva interdisciplinar, levando-os a uma compreensão histórica social, cultural e econômica local, regional e nacional. Pretende-se, também, incentivar as equipes a participar de olimpíadas de conhecimento nacionais e/ou internacionais, tanto na área de História como das demais Ciências Humanas.  

Serviço: 20ª Semana Nacional de Ciência

Links para inscrições

Desafio História – https://mostra.snctjp.com.br/dhpb

Desafio Ciência – https://mostra.snctjp.com.br/dpc

Inscrições: até o dia 10 de novembro

Provas: 23 e 24 de novembro

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego – Tambauzinho  

  • Texto: Adriana Crisanto Monteiro Edição: Cristina Cavalcante Fotografia:

  • Secretarias

    secitec

  • Tags

    Ciência desafio educação Escolas públicas e privadas Inscrições SECITEC Tecnologia