DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Banda de Coreto é atração do projeto Música na Catedral nesta sexta-feira

A partir das 10h

Banda de Coreto é atração do projeto Música na Catedral nesta sexta-feira

04/10/2023 | 18:00 | 68

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) apresenta, nesta sexta-feira (6), a Banda de Coreto no projeto Música na Catedral. O grupo é composto por 15 músicos, integrantes da Banda 5 de Agosto, que vai tocar um repertório das bandas de coretos. O evento é gratuito e começa a partir das 10h na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Centro Histórico.  

“Nós temos um conjunto de ações forte no Centro Histórico e o projeto Música na Catedral faz parte desses eventos que mantemos nesse território. É uma forma de atrair público, de valorizar a própria Banda 5 de Agosto e, sobretudo, fazer com que os pessoenses ou visitantes possam ter acesso a uma cultura musical de qualidade e que se integra completamente à arquitetura do ambiente religioso”, comenta o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.  

Ele lembra que a ação está sendo desenvolvida combinando com outras, a exemplo do que a Fundação realiza no Museu São Francisco, Casa da Pólvora, Hotel Globo. Ou seja, todo um movimento de valorização do Centro Histórico.  

O maestro Rogério Borges ressalta que a apresentação será como as bandas que tocavam nos coretos das cidades antigamente, com repertório de maxixe, bossa, xotes, dobrado e forró. O grupo vai tocar oito músicas, entre elas, o dobrado ‘Sonhador’; Hey Jude, dos Beatles; Travessia, de Milton Nascimento; Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.  

Também haverá uma seleção só de maxixe, além de ‘Paraíba, meu amor’ e ‘Deus me proteja’, de Chico César. Os músicos também vão tocar uma série de marchinhas juninas. “Nossa expectativa é formar plateia. Na estreia, o público aplaudiu e aprovou o projeto. Esperamos que a partir desse mês de outubro até dezembro possamos começar a consolidar uma plateia”, afirma Rogério Borges.  

No projeto, os músicos da Banda 5 de Agosto farão várias formações. Nesta sexta-feira, os instrumentos são clarinete, flauta, sax, trompete, trombone, bombardino, tuba e três percussões.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Daniel Silva

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    banda 5 de agosto Banda de Coreto Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves Centro Histórico funjope música Música na Catedral projeto