DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Funjope se reúne com comitê organizador da Marcha da Negritude

Consciência Negra

Funjope se reúne com comitê organizador da Marcha da Negritude

25/09/2023 | 18:00 | 79

Na manhã desta segunda-feira (25), o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, se reuniu com o comitê que organiza a Marcha da Negritude. O encontro foi na sede da Fundação e reuniu Marli Soares, Lourdes Teixeira, Vivianne Karla de Oliveira Germano, Nivaldo Pires e André Adinkra. A Marcha acontece no dia 17 de novembro em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11). A concentração será em frente ao Teatro Santa Roza, a partir das 14h, e os participantes seguem até o Parque Solon de Lucena.

“Esta foi a primeira de uma série de conversas que vamos ter com os representantes da Marcha da Negritude para que possamos fazer um planejamento e observar a presença da Funjope, do governo municipal do prefeito Cícero Lucena junto a este movimento. É importante porque todos os anos nós temos participado como uma forma de valorizar, dar visibilidade à política de reparação e justiça social que precisa ser feita não apenas em João Pessoa, mas em todo o Brasil”, declara o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele lembra que a Funjope já tem uma experiência nessa área. Um exemplo é que em todos os editais a Fundação trabalha com a política de cotas. Além disso, tem o Prêmio João Balula, o edital João Balula em homenagem a esse líder do movimento negro na cidade.

Marcus Alves ressalta que essa reunião tem um caráter muito especial porque também nesta segunda-feira (25) o prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra, comprometidos com a política de justiça social de dar visibilidade às questões dos negros, das pretas e pretos, enviaram para a Câmara Municipal de João Pessoa a proposta de criação da Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial.

“Isso é um sonho de todo o movimento negro que, a partir desse momento, começa a tramitar na Câmara dos Vereadores num gesto do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra. Para nós, é muito importante esse movimento”, comemora Marcus Alves.

Marli Soares, que compõe a organização executiva do evento, também celebra o apoio. “A reunião de hoje foi para firmarmos essa parceria com a Funjope. É um compromisso desde o início da gestão de organizarmos a marcha junto com a Fundação. Este ano trazemos o tema ‘Marchamos por uma Equiparação e Equidade Racial’”, explicou.

Ela ressalta que a importância da marcha é reforçar o combate ao racismo. A intenção é também falar sobre direitos. “A ideia é sensibilizar, falar de como é importante o reconhecimento, destacar o que é o racismo, algo que não acaba nunca. A marcha é um dos nossos instrumentos para combater o racismo e fortalecer a nossa identidade, envolvendo a comunidade nesse enfrentamento”, acrescenta.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Felipe Silveira Fotografia: Daniel Silva

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    Consciência Negra funjope igualdade racial joão pessoa Marcha da Negritude Marcus Alves