DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura reúne profissionais da rede de proteção social básica em palestra alusiva ao Mês da Primeira Infância

Programa Criança Feliz

Prefeitura reúne profissionais da rede de proteção social básica em palestra alusiva ao Mês da Primeira Infância

31/08/2023 | 16:00 | 30

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), promoveu, nesta quinta-feira (31), uma palestra para comemorar o Mês da Primeira Infância, celebrado em agosto. O evento, que reuniu profissionais da rede de proteção social básica que atuam no programa Criança Feliz, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Com o tema ‘Contação de Histórias’, a palestra foi conduzida pela professora Vanessa Lira, mestra em educação, que usou do momento para fortalecer o trabalho realizado pelas equipes que acompanham o desenvolvimento das crianças por meio do brincar. “Este é um momento para dialogar, para trocar experiências e fazer algumas reflexões sobre porquê, para que, e quem somos nós nessa contação de histórias”, destacou.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha, participou da abertura do evento junto a coordenadora da Proteção Social Básica, Andrielly Menezes; a coordenadora do Programa Criança Feliz, Maria da Conceição Andrade; e a representante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Sonale.

Atuação do Programa – O Criança Feliz acompanha, por meio de visitas semanais ou quinzenais, às necessidades de crianças na primeira infância, que compreende de zero a três anos de idade, gestantes inseridas no CadÚnico e crianças com deficiência, de zero aos seis anos de idade, inseridas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O desenvolvimento integral dessas crianças acontece através do brincar, trabalhando aspectos como coordenação motora, comunicação e linguagem, cognição, interação e fortalecimento de laços parentais. O programa é ancorado na metodologia de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) e no Guia de Visita Domiciliar (GVD).

Uma das mães assistidas pelo programa participou da palestra e compartilhou um pouco sobre a sua experiência. “Eu tenho duas filhas, uma de 1 ano e 5 meses, e a outra tem 5 meses, e foi na primeira gestação que eu conheci o programa Criança Feliz. É muito interessante porque as visitadoras trazem atividades e brincadeiras que a gente não pensa em fazer. O que ajuda tanto no desenvolvimento da criança, quanto na nossa relação”, compartilhou Joelma Barbosa.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Texto: Vitória Vieira Edição: Felipe Silveira Fotografia: Assessoria

  • Secretarias

    sedhuc

  • Tags

    cidadania Criança criança feliz infancia primeira infancia programa SEDHUC