DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Baila TEA é tema da Tardezinha Inclusiva neste domingo

Somos Capazes

Baila TEA é tema da Tardezinha Inclusiva neste domingo

25/08/2023 | 18:00 | 221

O domingo (27) é dia da matinê ‘Baila TEA’, na 20ª edição da Tardezinha Inclusiva, dentro do projeto Somos Capazes – Inclusão pela Arte. O evento comemora também o Dia dos Pais e das ‘Pães’, como são chamadas as mães que criam os filhos sozinhas. A Tardezinha é uma iniciativa gratuita, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com a Associação Paraibana de Autismo (APA), e acontece no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, a partir das 14h.

“A nossa ação da Tardezinha Inclusiva é um momento único em que a Funjope e a Prefeitura de João Pessoa têm conseguido, há quase dois anos, promover um processo de inclusão social de crianças autistas, T21, por meio da arte e da cultura. Temos feito ações que envolvem o lado educativo, pedagógico, mas também de assistência jurídica e social às famílias, apoio psicopedagógico. É um projeto integrado”, observa o diretor-executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele diz que tem a plena convicção de que o sucesso desse projeto de inclusão social só foi possível por conta da responsabilidade, do estímulo e da adesão das famílias, das mães, dos pais, que têm feito uma parceria com a Funjope no sentido de valorização dessa ação.

O diretor agradece a todas as secretarias da Prefeitura que estão envolvidas nesse processo. “Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que tem nos apoiado, sobretudo, a primeira-dama Lauremília Lucena e o prefeito Cícero Lucena pelo estímulo que têm nos dado para continuar esse projeto belíssimo de inclusão social como é a Tardezinha Inclusiva”.

A presidente da APA, Hosana Carneiro, ressalta a importância de lembrar o papel das mães, dos pais e dos que criam os filhos sozinhos. “Faremos uma homenagem aos pais e às mães. Sabemos que eles se dedicam muito ao trabalho e aos filhos ao mesmo tempo. É uma rotina puxada e eles precisam desse reconhecimento. No passado, muitos pais abandonavam seus filhos autistas. Hoje vemos uma consciência diferente, pais muito presentes, ajudando as mães, fazendo um pouco de tudo. É uma homenagem mais que merecida”.

Nik Fernandes, uma das organizadoras do evento, também avalia o sentido da homenagem deste domingo. “Uma mãe solo é basicamente uma heroína. Não só dá conta do seu papel de mãe, como precisa preencher o de pai. É o dobro do esforço, de exigências e claro, de julgamentos. Ainda assim, ela não deixa nada interromper sua jornada e, todos os dias consegue dar o seu máximo para ser a melhor mãe possível”, declara.

Diversão – Dentro da programação, show da Turma Tá Blz, com Nik Fernandes e Jhony Fernandes, que vão levar músicas dos anos 1980 e 1990, além dos convidados Mágico Smith; cantores mirins Lucas e Rafaell Star; cantora Estella, do programa Canta Comigo; cantor Nilson Muniz; apresentação de Lucas e Beatriz, crianças autistas, e ainda apresentação de dança de 30 crianças da Escola Aruanda.

Haverá muita diversão com os palhaços Kika e Baba Baby, que farão o acolhimento e as brincadeiras com as crianças; personagens The Flash e Homem de Ferro, e ainda brinquedos infláveis.

Oficinas – A programação terá a oficina de gesso, com o Espaço Happy; oficina com a equipe Mundo Mágico, de Campina Grande, com a oficina de pintura facial; oficina de artes, do Colégio Impactos; oficina de cosplay, do projeto Imaginação; oficina de nutrição, com a nutricionista Janete Diniz, da Clínica Multidisciplinar Metamorfose; fonoaudiologia, com Linzabelly Souza; psicopedagogia, com Sabrina Medeiros.

Para as mães, estão programadas oficinas de beleza com a equipe PGP, comandada por Sandra Duartti. Tem também o salão de beleza Studio Lidy que fará cortes de cabelo.

Apoio – As mães contarão ainda com o apoio das assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), da equipe de enfermagem da Escola Técnica São Vicente de Paula, e apoio da psicóloga Clidis Sampaio no acolhimento das famílias atípicas.

As empresas Isis e Iane também são parceiras, assim como o Sindicato dos Motoristas, equipe Cabana Bakana, Sofia Festas. A Feirinha Inclusiva, com artigos produzidos pelas mães, terá diversos expositores com produtos, desde alimentação e artesanato.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Lilian Moraes Fotografia: Daniel Silva

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    Associação Paraibana de Autismo Baila TEA funjope inclusão social de crianças autistas Somos Capazes – Inclusão pela Arte Tardezinha Inclusiva