DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Novo post criado em 22 de Aug de 2023 as 03:19:03

Preparação

Funjope orienta como se inscrever para IV Conferência Municipal de Cultura

21/08/2023 | 21:00 | 121

A IV Conferência Municipal de Cultura (CMC) acontece nos dias 1, 2 e 3 de setembro, e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) orienta como participar do evento. As inscrições estão abertas e, para participar, basta acessar este link, na plataforma 1Doc, entrar com seus dados e preencher o formulário.

“Nós estamos intensificando todo o trabalho em torno da Conferência Municipal de Cultura que precisa ter um envolvimento dos artistas, dos coletivos de cultura, de ONGs e de profissionais da cultura como um todo para que possamos formular o nosso plano municipal de cultura para os próximos dez anos”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressalta que a conferência não ocorre exatamente há 10 anos e, por isso, há um vazio de debates e discussões das políticas de cultura no município. “Neste ano, queremos estimular e intensificar essa conversa para que possamos desenvolver com tranquilidade o plano de cultura e atualizar, dentro das nossas linguagens, dentro das experiências culturais, o que nós podemos atualizar”, acrescentou.

Pode participar qualquer cidadão, especialmente os trabalhadores da cultura, seja como votante ou apenas observador. Além das inscrições via plataforma 1Doc, o processo poderá ser feito presencialmente, no dia da Conferência, que será realizada no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), que fica na Rua José Marcone Ramos da Silva, 101, bairro de Mangabeira VIII.

Os interessados em participar da Conferência poderão esclarecer dúvidas por e-mail, no endereço [email protected]. No ato da inscrição, é preciso indicar se pretende se candidatar a delegado e também escolher o grupo de trabalho do qual quer fazer parte, com base nos seis eixos de discussão.

O que é – A Conferência é parte fundamental do trabalho de planejamento para médio e longo prazo e base para retomar a implantação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, ação que está parada há 10 anos. É o momento de formular as políticas de cultura para o Brasil, discutindo o direito à cultura, o marco regulatório da cultura, as leis de fomento e toda a política geral de cultura para o país.

O processo tem a contribuição do Conselho Municipal de Cultura e de representante do Ministério da Cultura (MinC) na Paraíba, e é uma oportunidade para a comunidade de artistas e para os profissionais da cultura definirem as linhas da cultura para os próximos 10 anos.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Felipe Silveira Fotografia: Daniel Silva

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    CMC Conferência cultura evento fundação funjope