DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Samu-JP dá dicas de como evitar acidentes domésticos neste período de férias das crianças

Prevenção

Samu-JP dá dicas de como evitar acidentes domésticos neste período de férias das crianças

08/07/2023 | 14:00 | 32

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP), focado na prevenção, busca passar orientações à população de como evitar acidentes domésticos neste período de férias escolares, já que a maioria das crianças se encontra nas suas residências. Em casos de acidentes, o serviço pode ser acionado através do número 192, funcionando como ligação gratuita 24 horas por dia, sete dias por semana.

De acordo com Vinícius Lemos, instrutor do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu-JP, esse tipo de prevenção deve ser praticado não só nas férias, mas o ano todo, destacando a importância das crianças sempre estarem sob a supervisão de um adulto, evitando assim a ocorrência de acidentes domésticos.

“Para manter a segurança contra acidentes no lar, devemos fazer a prática da prevenção, com métodos simples, mas eficazes. No caso dos banheiros devemos deixar as tampas dos vasos sanitários sempre fechadas, nunca deixar a criança sozinha na banheira, checar a temperatura da água, deixar utensílios longe dos pequenos, a exemplo de tesouras, lâminas, secadores, entre outros objetos”, afirmou Vinícius Lemos.

“Outro lugar que requer a máxima atenção é a cozinha, onde encontramos o fogão, que é um dos utensílios que mais acontecem acidentes com crianças, então, devemos evitar o contato com líquidos quentes, cabos de panela devem estar virados para a parte de trás, tomando cuidado com isqueiros, fósforos, álcool, garfos, facas e demais objetos pontiagudos devem estar fora do alcance das crianças”, ressaltou.

Outros riscos – O instrutor do NEP/Samu-JP ainda destacou que devemos também tomar cuidado com as toalhas de mesa, evitando que as crianças puxem e derrubem objetos por cima delas. Outros alertas é para os riscos de queda provocados por tapetes que possam escorregar. Além de tudo isso, devemos observar as crianças nas escadarias, próximas às tomadas elétricas, cortinas ou passando por cima de objetos espalhados pelo chão, a exemplo de baldes e bacias. Nos quartos, também é necessário estar por perto das crianças que brincam em camas chamadas ‘beliches’, evitando quedas.

Piscinas – Já na área externa, o cuidado deve ser redobrado com a presença das crianças em área de piscinas. “É importante que sejam colocadas telas nas piscinas, pois a colocação destes equipamentos de proteção podem salvar muitas vidas e evitar acidentes graves. Além disso, o uso de coletes flutuadores nas crianças também é fundamental nesses lugares”, destacou Vinícius Lemos.

Emergência – O Samu-JP conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. O serviço pode ser acionado através do número 192, funcionando como ligação gratuita 24 horas por dia, sete dias por semana.

As unidades, sejam de suporte básico (USB) ou avançado (USA), buscam chegar rapidamente ao local onde se encontra a vítima, após a ocorrência de uma situação de urgência ou emergência, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, prestando sempre o primeiro atendimento de forma rápida e eficiente.

  • Texto: George Medeiros Edição: Felipe Silveira Fotografia: Arquivo/Secom

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    acidentes crianças dicas domésticos férias julho samu