DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa oferece serviço especializado no tratamento de problemas da visão

Dia do Oftalmologista

Prefeitura de João Pessoa oferece serviço especializado no tratamento de problemas da visão

07/05/2023 | 08:00 | 56

Neste domingo (7), é comemorado o Dia do Oftalmologista e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveita a data para fazer um alerta à população de João Pessoa em relação aos cuidados e a prevenção dos problemas da visão. A Prefeitura de João Pessoa oferece atendimento gratuito especializado no tratamento da visão e o serviço é disponibilizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe.

De acordo com o médico oftalmologista da Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, Carlos Eduardo Nunes Lima, estima-se que, no mundo, mais de 285 milhões de pessoas têm algum grau de incapacidade visual. Desse total, 39 milhões são cegos. Ele afirma que aproximadamente 80% destes casos poderiam ser evitados se estes pacientes tivessem acesso a médicos oftalmologistas.

“O oftalmologista é o único profissional capacitado para avaliação, diagnóstico e conduta das doenças da visão, e o ideal é que todo indivíduo possa passar por um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano, porque além da avaliação do grau dos óculos, o médico vai examinar se o paciente tem outras doenças que podem ser silenciosas e apenas diagnosticadas no exame de rotina. Portanto, visite sempre seu médico oftalmologista, sua saúde visual agradece”, destacou o profissional.

Atendimento em oftalmologia – Para ter acesso ao serviço, o usuário que necessitar de atendimento em oftalmologia deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) como demanda espontânea, onde é feita uma avaliação médica. Por meio da Regulação Municipal, o paciente é encaminhado à Atenção Especializada, que está disponível na Policlínica Municipal de Jaguaribe, onde fica sendo acompanhado por um médico oftalmologista.

  • Texto: George Medeiros Edição: Felipe Silveira Fotografia: Ivomar Gomes

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    Jaguaribe oftalmologista olho problemas SMS visão