DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Emlur recebe escolas para realização de aulas práticas sobre sustentabilidade

Educação ambiental

Emlur recebe escolas para realização de aulas práticas sobre sustentabilidade

02/05/2023 | 14:00 | 20

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana recebe escolas para realização de aulas práticas sobre sustentabilidade. Nesta terça (2) e quarta-feira (3), o Departamento de Educação Ambiental atende mais de 120 alunos do 5º ano do Colégio Evolução, distribuídos em cinco turmas, para tratar temas como coleta seletiva e descarte de resíduos sólidos.

A diretora de Educação Ambiental, Carol Estrela, afirma que qualquer escola pode realizar uma aula de campo na Emlur, bastando apenas entrar em contato e fazer o agendamento. “Os educadores que nos visitam recomendam para os profissionais de outros estabelecimentos em um trabalho de multiplicação do bem. Para nós, é uma honra recebê-los”.

A programação desta terça-feira (2) começou com uma apresentação do grupo de percussão da Emlur, Baticumlata. Além de utilizar materiais reaproveitáveis como instrumentos musicais, o repertório do grupo trata de temas da sustentabilidade.

Nas visitas, a equipe de Educação Ambiental apresenta os serviços da Emlur. “Por meio das perguntas das crianças, os temas relativos à sustentabilidade são abordados”, aponta Carol Estrela.

A coordenadora pedagógica do 5º ano do Colégio Evolução, Lívia Camilo, comenta que o tema da sustentabilidade já foi visto em sala de aula. “O Colégio Evolução tem como premissa levar os alunos para colocar a mão na massa e vivenciar uma experiência prática. Nessa questão da sustentabilidade, a aula não poderia ser em outro lugar que não a Emlur”.

A estudante Ester Souza, de 10 anos, conta que já aprendeu sobre os “cinco Rs” da sustentabilidade: reciclar, reutilizar, repensar, reduzir e recusar. “Tô gostando muito da atividade. Em casa, às vezes, eu comento com meus pais sobre o que eu aprendo na escola. Esse assunto de coleta seletiva eu falo também para a gente separar os resíduos por tipo de material”.

Todo indivíduo pode contribuir com a coleta seletiva. É importante separar os resíduos em dois recipientes: um para resíduos secos (metais, vidro, papel e plástico), os quais devem ser higienizados antes do descarte, e outro para resíduos úmidos (restos de alimentos). Os rejeitos (como papel higiênico, guardanapo, papel toalha, absorvente e fralda descartável) não são recicláveis, devem ser descartados na coleta de resíduos domiciliares, assim como os demais resíduos úmidos.

As escolas públicas e privadas podem entrar em contato com a Emlur por meio dos telefones 3218 7644, 3214 7660 e 3214 7659. O contato também pode ser feito pelo programa Prefeitura Conectada, por meio do link https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10

  • Texto: Thadeu Rodrigues Edição: Andrea Alves Fotografia: Carlos Nunes

  • Secretarias

    emlur

  • Tags

    agendamento aprendizado aula prática Coleta seletiva educação ambiental emlur escolas reciclagem sustentabilidade