DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa lança Maio Amarelo com entrega de 20 ônibus zero quilômetro

Trânsito seguro

Prefeitura de João Pessoa lança Maio Amarelo com entrega de 20 ônibus zero quilômetro

01/05/2023 | 14:00 | 31

A Prefeitura de João Pessoa fará, nesta terça-feira (02), o lançamento da edição municipal do Movimento Maio Amarelo, que neste ano tem como tema ‘No trânsito, escolha a vida’. O evento será marcado pela entrega oficial de 20 ônibus zero quilômetro que serão incluídos imediatamente na operacionalidade do transporte público da Capital, melhorando a prestação do serviço aos passageiros.

O evento ocorrerá às 7h30, no Parque Solon de Lucena, com a presença do prefeito Cícero Lucena fazendo a entrega dos novos veículos. “Este é mais um compromisso que estamos cumprindo com a população. Através de organização, planejamento e diálogo junto às empresas de coletivos urbanos, daremos mais este passo importante para ofertar mais dignidade, segurança e conforto aos usuários”, afirmou Cícero Lucena.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente da Semob-JP, além dos 20 ônibus zero quilômetro que serão entregues, outros 20 veículos seminovos já estão em circulação integrando a frota. “A aquisição dos ônibus foi uma determinação acordada durante a reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana no início deste ano e que está sendo cumprida. Teremos até julho mais 20 veículos novos, totalizando 40 ônibus zero quilômetro reforçando o sistema que atende a cidade”, ressaltou o responsável pelo trânsito e transporte de João Pessoa.

Maio Amarelo – O Movimento Internacional Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a população sobre comportamentos prudentes no trânsito para evitar acidentes e, consequentemente, vítimas.  De acordo com levantamento do Comitê de Estudos e Monitoramento de Acidentes de Trânsito (Cemat/Semob-JP), entre janeiro e março de 2023, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) atendeu 1.043 vítimas de acidentes de trânsito.

Comparando ao mesmo período do ano passado, quando foram socorridas 918 pessoas, constata-se um acréscimo de 13,62% no número de pessoas acidentadas. E, segundo dados do Instituto de Polícia Científica (IPC), houve uma redução do número de mortes no trânsito, no mesmo período  entre janeiro e março, onde no ano passado, 24 pessoas morreram após ocorrências no trânsito e, em 2023, ocorreram 19 óbitos.

Óbitos por ano e tipo de instrumento.

INSTRUMENTO DO ÓBITO (IPC)Janeiro a março 2022 Janeiro a março 2023Automóvel104Motocicleta1011Atropelamento23Bicicleta21TOTAL2419Fonte: IPC

Ações educativas – Para trabalhar pela redução do número de acidentes e vítimas, durante todo o mês de maio, equipes de educação de trânsito da Semob-JP estarão realizando ações diariamente em escolas, vias públicas e instituições privadas. Nestas, serão abordados os mais diversos públicos, visando à conscientização de todos por práticas prudentes e condizentes ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

  • Texto: Pollyana Sorrentino Edição: Felipe Silveira Fotografia: Semob-JP

  • Secretarias

    semob

  • Tags

    acidentes campanha campanha educativa entrega de ônibus lançamento Maio amarelo semob-jp trânsito seguro transporte público zero quilômetro