DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Secitec representa João Pessoa no ‘Simpósio Transformação Digital no SUS’

Em Brasília

Secitec representa João Pessoa no ‘Simpósio Transformação Digital no SUS’

29/03/2023 | 19:30 | 70

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), participou, nesta terça-feira (28), do ‘Simpósio Transformação Digital no Sistema Único de Saúde (SUS)’, que aconteceu em Brasília (DF). Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, foi um dos convidados para abertura oficial do evento.

Guido Lemos fez uma análise do nível de maturidade dos componentes de gestão e governança de dados, infraestrutura tecnológica e gestão de troca de conhecimento. O Simpósio marcou o início da cooperação técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi/MS), e teve o objetivo de promover o fortalecimento e integração de sistemas de informação, bem como avançar na transformação digital em curso no setor saúde, a partir do SUS.

O evento reuniu gestores do SUS e especialistas das áreas de saúde e tecnologia, tendo como convidado especial o Dr. Marcelo D’Agostino, gerente de Sistemas de Informação e Saúde Digital da OPAS. Além de Ana Estela Haddad, Socorro Gross Galiano, representante da OPAS no Brasil, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh/MEC, Arthur Chioro, presidente da Ebserh, Secretaria de Governo Digital – SGD/MGI, Rogério Marcarenhas, secretário da SGD, dentre outros.

O secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Rogério Mascarenhas, reforçou o papel da tecnologia e a importância do ConecteSUS como plataforma para atender e identificar a necessidade do cidadão para um atendimento especializado. “Quando falamos da transformação digital, dizemos do que é possível fazer para transformar a vida das pessoas, sobretudo aquelas que passam por dificuldade de acesso aos sistemas públicos. Hoje temos uma plataforma de autenticação que estabelece relação individualizada com o cidadão e isso é fundamental quando falamos de saúde”, relatou.

  • Texto: Adriana Crisanto Monteiro Edição: Felipe Silveira Fotografia: Divulgação e Arquivo pessoal

  • Secretarias

    secitec

  • Tags

    brasília ciencia Saude SECITEC SUS Tecnologia