DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Funjope apoia projeto cultural ‘Cine Sonho Verde’ no bairro de Mangabeira

Neste domingo

Funjope apoia projeto cultural ‘Cine Sonho Verde’ no bairro de Mangabeira

17/03/2023 | 14:00 | 25

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), está apoiando o projeto Cine Sonho Verde, que acontece neste domingo (19), a partir das 16h30, na Comunidade Sonho Verde, Rua José Silvestre da Silva, bairro Mangabeira VIII. O evento é uma realização do Cordel Vida e Coletivo LGBTQIA+ Resistência, em parceria com o Clube de Mães Sonho Verde. A ideia é realizar a ação cultural a cada dois meses.

“Estamos dando um apoio e suporte a essa ação porque a Funjope entende que é fundamental levar a cultura e arte para as comunidades periféricas. Está provado que, por meio da cultura, podemos agregar um valor à vida das pessoas estimulando-as e, sobretudo, levando novas informações, projetando e dinamizando um debate da valorização dos direitos humanos e da inclusão”, declara o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele reforçou ainda que a Fundação não pode se furtar em estar presente nesse ambiente e oferece esta colaboração como forma de estimular que as atividades possam continuar.

A programação acontece em duas etapas. No primeiro momento, acontece uma palestra ministrada pelo professor Fernando Domingos com o tema ‘Elza Soares: História, Música e Direitos’. Na palestra será abordada a trajetória trilhada pela cantora através da música, sua luta contra a violência doméstica, contra o racismo e a favor dos direitos das populações periféricas.

Em seguida, haverá a exibição do curta-metragem ‘Nem todas as manhãs são iguais’, de Fabi Melo, seguida de debate em torno da produção. O filme traz, no elenco, Maria Alice Pereira dos Santos, como Ana, e Nanego Lira, como Luís.

A ação voluntária das pessoas e associações envolvidas é uma forma encontrada para apoiar o trabalho realizado pelo Clube de Mães Sonho Verde e também como forma de espalhar cultura para todos. É a cultura, a solidariedade e a educação semeando esperança.

Como começou – As ações surgiram quando o professor Fernando Domingos conheceu o trabalho do Clube de Mães Sonho Verde numa cozinha comunitária. Lá as integrantes arrecadam doações e driblam as dificuldades do cotidiano no enfrentamento à fome. Juntas, elas cozinham e fornecem alimentos para pessoas da comunidade.

“Pensei em maneiras de contribuir da forma mais urgente nesse momento que é a doação de alimento. Mas, além disso, acho importante dar visibilidade e doar um pouco mais para elas. Como professor de História, vi a possibilidade de levar uma palestra, uma aula pública pensando questões como o combate à violência doméstica, racismo e o cotidiano das pessoas que vivem nas periferias. É o caso dessa ocupação”, relata o professor Fernando Domingos, doutorando em História na Fiocruz (RJ).

Ele esteve lá, conheceu as pessoas, participou de conversas e, a partir de visão que teve do local, acessou sua rede de amigos e de pessoas que atuam no cinema paraibano para levar filmes para essa comunidade. Assim nasceu a programação Cine Sonho Verde.

Fernando Domingos pesquisa a história do movimento social de Aids na Paraíba por meio da ONG Cordel Vida. Também participa do Coletivo LGBTQIA+ Resistência. “Temos a ideia de manter essa ação a cada dois meses, ou seja, pensamos em voltar em maio com outra atividade cultural”, afirma o professor.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Andrea Alves Fotografia: Divulgação

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    apoio Cine Sonho Verde Clube de Mães Sonho Verde Coletivo LGBTQIA+ Resistência Cordel Vida domingo funjope Mangabeira VIII