DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura realiza II Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres com participação do Ministério da Mulher

Respeito aos direitos

Prefeitura realiza II Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres com participação do Ministério da Mulher

10/03/2023 | 20:00 | 73

A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta sexta-feira (10), o ‘II Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres’, seguindo a programação alusiva ao Mês da Mulher. O evento, que teve como tema ‘Políticas Públicas para as Mulheres e combate à violência doméstica, familiar e sexual’, ocorreu durante todo o dia no auditório do Uniesp.

O encontro contou com destacadas presenças de referência nacional no assunto, a exemplo da coordenadora-geral de Articulação com Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) e Entidades da Administração Federal, Célia Hissae Watanabe, representando o Ministério da Mulher, além da secretária Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmen Helena Foro.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa (SEPPM), Nena Martins, enalteceu o trabalho de todas as pessoas que lutam para garantir os direitos das mulheres. “Temos que combater todas as formas de violência, seja física, psicológica, sexual e obstétrica e dizer que o lugar da mulher é onde ela quiser”, reforçou.

Representando o Governo da Paraíba, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, enfatizou que a construção feminista é um avanço de toda a sociedade. “A luta feminista é por todas as pessoas. Por uma sociedade mais justa, com mais educação, mais creches, saúde de qualidade. O SUS, inclusive, foi uma reivindicação das mulheres na carta aos constituintes de 1987”, lembrou.

A coordenadora-geral de Articulação com Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) e Entidades da Administração Federal, Célia Hissae Watanabe, mencionou que a sociedade precisa equilibrar cada dia mais as relações que demandam a presença feminina e citou medidas de combate à violência doméstica no Ministério da Mulher. “O nosso Ministério está preocupado com as gestões das políticas para as mulheres nos Estados e municípios. Iniciativa como essa, do fórum, fortalecem muito nosso trabalho”, afirmou.

Selo – Durante a realização do evento, também foi entregue o ‘Selo Parceiro (a) da Mulher de João Pessoa’ para personalidades que contribuíram com ações voltadas às mulheres. Uma das contempladas, a jornalista Soliandra Alves, falou da emoção por ter sido homenageada durante o evento. “Primeiro, quero parabenizar a secretária Nena Martins pela iniciativa. Preciso dizer que fiquei lisonjeada com a homenagem, porque sei que foi feito com amor e com carinho”, declarou.

Também foram homenageadas com o selo Socorro Gadelha, secretária de Habitação de João Pessoa; Messina Palmeira, pedagoga, escritora e jornalista; Maísa Felix Ribeiro, delegada e diretora da Academia de Ensino da Polícia Civil; Thereza Madalena, professora de Língua Francesa, advogada, cerimonialista e apresentadora de TV; Ilma Garcia, supervisora de Recursos Humanos do Uniesp; Ana Carolina Gondim, diretora de Enfrentamento à Violência da Secretaria da Mulher de João Pessoa; e Liliane Oliveira, coordenadora do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.

Palestras – Como palestrantes, participaram do evento o juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, que debateu o tema ‘As Políticas Públicas do Poder Judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher’; a vereadora de Campina Grande, Jô Oliveira, com o tema ‘Políticas Públicas para Mulheres e combate à violência doméstica’; além da juíza Graziela Queiroga, que falou sobre a ‘Atuação com perspectiva de gênero como Política Pública as Mulheres’.

  • Texto: Ytalo Rodrigues Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Dayze Euzébio, Kleide Teixeira e Thaise Lourenzo

  • Secretarias

    seppm

  • Tags

    fórum II Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres mês da mulher Ministério da Mulher mulheres políticas públicas SEPPM