DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Professores de seis municípios paraibanos participam em João Pessoa de formação do programa Educar Pra Valer

Nesta segunda e terça

Professores de seis municípios paraibanos participam em João Pessoa de formação do programa Educar Pra Valer

23/01/2023 | 14:00 | 32

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), está sediando, nesta segunda (23) e terça-feira (24), formação para 35 professores formadores dos anos iniciais (1º ao 5º do Fundamental I) que participam do programa ‘Educar Pra Valer’ (EPV). A formação acontece no Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), em Mangabeira VIII.

O objetivo é fortalecer e contextualizar as orientações gerais do programa EPV e as propostas de formações de formadores e professores para 2023, destacando a ‘Concepção de alfabetização’, bem como discutir o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática, as rotinas de sala de aula, a avaliação como intervenção pedagógica e o planejamento das formações para 2023.

As atividades foram abertas pela secretária da Educação, América Castro, pela secretária executiva, Luciana Dias, e demais membros da pasta. “Eu acredito muito em trabalho pensado onde várias mãos conseguem elaborar o projeto e executá-lo para nossos alunos. Tivemos um diferencial este ano para melhorar o aprendizado do nosso alunado que foi o ‘Curso de Verão’ e seria uma ideia brilhante outros municípios também adotarem esta ação”, disse América Castro.

Participam formadores de seis municípios paraibanos acompanhados pela assessoria do Educar Pra Valer: João Pessoa, Conde, Cabedelo, Bayeux, Mamanguape e Queimadas.

Maria José Neves de Amorim Moura, é uma das representantes da cidade de Queimadas e formadora de Matemática. Ela falou da importância de um momento como este. “Formação é fundamental para todo professor em todo o processo, porque é o momento de discutir, de refletir sobre as novas tecnologias, conteúdos, propostas de ensino. Essa troca de experiência traz inovações e se faz necessária”, disse a professora.

O grupo está dividido em três partes: uma que atende professores do 1º ao 3º anos, que é o ciclo de alfabetização; outra com os do 4º e 5º anos com um grupo de Língua Portuguesa e outro de Matemática.

“O Educar Pra Valer é uma ONG, em parceria feita com alguns municípios, com foco no Ensino Fundamental I, onde atuamos em alguns eixos e um deles é a formação. Hoje e amanhã estaremos trabalhando com os formadores constituídos de cada Secretaria, onde esses técnicos recebem toda a formação, capacitação e orientações para poderem replicar nas suas redes junto aos professores como uso do material e as rotinas da sala de aula, por exemplo”, explicou o coordenador regional do EPV, Adriano Lima.

  • Texto: Alexandre Quintans Edição: Andrea Alves Fotografia: Gilberto Firmino

  • Secretarias

    sedec

  • Tags

    1º ao 5º do Fundamental I capacitação Cemapi educação Educar pra valer EPV formação formadores professores programa sedec

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *