DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Folia de Reis emociona frequentadores da Casa do Idoso

Cláudio Souza


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Angolano, Juvênio Nóbrega, de 84 anos, veio para o Brasil em 1975, quando eclodiu a Guerra Civil em seu país após tornar-se independente de Portugal.

Em São José dos Campos, ele já mora há 48 anos, período em que viveu muitas emoções, como a que sentiu nesta segunda-feira (6), no Dia de Reis.

A Prefeitura promoveu, na Casa do Idoso Centro, uma apresentação de Folia de Reis, uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro e que celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus, com violeiros, cantos e fantasias festivas.

A tradição teria sido trazida de Portugal ainda no período colonial e marca o encerramento do Ciclo Natalino.

“Lembrei da minha infância e de quando era jovem em Angola, onde a Folia de Reis é uma grande tradição. Foi muito bonito e emocionante poder acompanhar mais uma Folia de Reis na Casa do Idoso”, afirmou Nóbrega.

Lúcido e muito comunicativo, ele deu uma aula de história.

“Lá em Angola, durante a Folia de Reis colocam um anel dentro do bolo, que é servido ao público. A tradição é de que quem pegar o pedaço de bolo com o anel está com sorte e vai se casar ainda naquele ano”, disse o aposentado, ressaltando que nunca encontrou o anel.

Interação. Os idosos se emocionaram, cantaram e dançaram /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Memória afetiva

A Folia de Reis desta segunda-feira na Casa do Idoso Centro também evocou boas memórias afetivas da aposentada Zélia Lemes Lata, de 74 anos.

“Fiquei muito emocionada e chorei bastante durante a apresentação. Remeteu à minha infância, quando eu e minha irmã éramos pequenas e participávamos carregando as bandeiras durante a Folia de Reis na rua Siqueira Campos”, afirmou Zélia.

“Que bom que a Prefeitura de São José dos Campos está sempre valorizando a cultura e as Casas do Idoso”, completou a aposentada.

Tradição. A Folia de Reis integra a programação de férias /Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Tradição preservada

A apresentação cultural foi realizada por 25 integrantes do Grupo de Folia de Reis Estrela de Belém, um dos mais tradicionais de São José e que foi fundado em 1970 no Jardim Telespark, na região central.

O grupo, que leva a tradição para igrejas católicas, asilos e outros locais da cidade, já se apresentou nas quatro Casas do Idoso (Centro, Sul, Leste e Norte).

“É sempre muito bonito e emocionante quando nos apresentamos nas Casas do Idoso. Os frequentadores interagem muito, cantam junto conosco e se divertem bastante. São momentos de muita alegria para todos”, afirmou o mestre Roberto de Souza, 55 anos, que lidera o grupo.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão