DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Defesa Civil consegue mais 57 dias para execução das obras de melhoramento fluvial em Rio do Sul

Foto: Divulgação/SDC

As obras de desassoreamento e melhoramento fluvial do rio Itajaí-Açu e seus afluentes, na área urbana do município de Rio do Sul, fundamentais para a redução do risco de enchentes, receberam prazo maior para a conclusão. Para garantir o seguimento dos trabalhos, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil está conduzindo um processo de aditivo de prazo no contrato, com base em consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O aditivo de 57 dias visa compensar os períodos de interrupção devido aos períodos de chuva e permitir que a empresa contratada tenha tempo hábil para dar continuidade às atividades previstas. 

A medida reforça o compromisso da Secretaria com a conclusão dos trabalhos, essenciais para o desenvolvimento e segurança da região. “Estamos determinados a concluir essa intervenção, que é fundamental para a segurança da população. Essa prorrogação é uma medida necessária para que possamos superar os atrasos causados pelas condições climáticas e avançar no cronograma de forma eficiente”, conclui o Secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza. 

Até o momento, já foram retirados mais de 67.000 metros cúbicos de material do leito do rio e das margens, um volume equivalente a aproximadamente 4.786 caminhões caçamba do tipo truck. Essa remoção é essencial para melhorar o escoamento do rio e prevenir enchentes, que historicamente têm causado prejuízos e riscos à população de Rio do Sul. 

De acordo com a empresa responsável pela execução, as chuvas intensas aumentam o nível do rio, muitas vezes ultrapassando a marca de 4 metros. Nessas condições, a correnteza se torna muito forte, inviabilizando o uso dos equipamentos embarcados. Nos períodos em que o nível do rio se mantinha elevado, a empresa conseguiu realizar apenas tarefas secundárias, como a remoção de material dos pontos temporários para os definitivos. 

Informações adicionais para a imprensa:

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina