Após aposentadoria das quadras, bicampeão mundial de futsal vira corretor em SC: “Mesma disciplina” – LNF
O bicampeão mundial de futsal, Tiago Marinho, anunciou a aposentadoria das quadras em outubro. Aos 43 anos, o ex-goleiro da seleção brasileira, no entanto, já tem novos planos para a carreira: vai investir no mercado imobiliário de Santa Catarina e virar corretor.
Entre as conquistas dos 26 anos de carreira profissional, há duas Copas do Mundo de Futsal, em 2008 e 2012, e seis Grand Prix. No Mundial de 2008, ganhou o prêmio Luva de Ouro.
“Agora, estou pronto para me desafiar em uma nova carreira e espero continuar inspirando as pessoas, mas agora em uma área diferente, com a mesma disciplina que apliquei nas quadras,” comenta.
Ao g1, o atleta contou que o novo projeto deve sair do papel no início de 2025. A ideia é atender a região de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, onde joga. Ele segue defendendo o Jaraguá Futsal até o final desta temporada.
Atualmente, o goleiro cursa o técnico em Transações Imobiliárias (TTI), etapa necessária para ingressar na profissão. Com a conclusão do curso, é necessário obter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Em Santa Catarina, um dado chama a atenção daqueles que querem migrar para a profissão: o estado tem quatro dos cinco municípios com maior preço médio de venda de imóveis residenciais, segundo o índice FipeZap divulgado em outubro.
Por conta da carreira de atleta, Marinho diz que se mudou muito ao longo da vida. Nesses processos, notou que faltava preparo a alguns profissionais do mercado imobiliário, e passou a pensar em alternativas para ajudar a mudar esse cenário.
“Pelo fato de eu me comunicar bem, de conhecer muitas pessoas e ter algumas ideias pela minha formação de marketing, vislumbrei uma oportunidade de virar um consultor imobiliário e trilhar nesse caminho”.
“Estou bem ansioso com essa nova oportunidade e creio que vai ser bacana, que eu vou gostar muito”, afirma.
Carreira próspera
A chance de ganhos milionários é um dos fatores que torna a carreira de corretor de imóveis cada vez mais desejada no Brasil. Normalmente, o percentual de corretagem é de 6% do valor total do imóvel, podendo variar de acordo com o estado e o tipo de imóvel.
A transição de carreira para o setor imobiliário em Santa Catarina não é uma exclusividade de pessoas anônimas. Além do bicampeão, até ex-BBB já se tornou corretor após a fama.
Diego Wantowsky, do BBB19, escolheu há três anos trabalhar como corretor de luxo no litoral. Na web, divulga imóveis de alto padrão, como uma cobertura duplex de R$ 33,5 milhões em Balneário Camboriú, cidade com maior preço médio de imóveis do Brasil, segundo o FipZap.
Ele diz que só querer não é o bastante, e conta que se mune de conhecimentos de mercado e habilidades de comunicação e marketing.
“O cliente espera que seja extremamente exclusivo, que esteja muito bem decorado, bem posicionado, tenha uma vista bonita, principalmente. Seja todo tecnológico, com automações, acabamentos e revestimentos completamente diferenciados do mercado”, afirma.
De acordo com o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), o país tem mais de 630 mil corretores e 70 mil imobiliárias, um crescimento de 23% e 6%, respectivamente, em relação a 2023.
Para Diogo Martins, CEO do Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP), no entanto, é necessário se preparar para ganhar se destacar em meio à concorrência.
“Além dos cursos de formação, são necessários estudos constantes sobre o mercado de atuação, regulamentações, comportamento e outros. Temos exemplos de ator, ex-BBB e cantora que investiram na carreira e estão desempenhando muito bem”.