Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria
O dia 5 de outubro é marcado pelo Dia do Empreendedor e pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.
A data celebra o aniversário da criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, em 5 de outubro de 1999, que está completando 25 anos em 2024.
Em Santa Catarina, 972 mil pessoas trabalham por conta própria, os chamados autônomos ou profissionais liberais, segundo dados do IBGE.
O volume reflete uma tendência cada vez mais vista no Estado: muitos trabalhadores estão optando por deixar a carteira de trabalho para apostar em um negócio próprio.
O secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, ressalta que o catarinense é um empreendedor nato e comenta o apoio do Governo do Estado para incentivar o empreendedorismo em Santa Catarina:
SONORA
Segundo dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), o Estado registrou um crescimento no número de empresas abertas no terceiro trimestre de 2024, impulsionando o crescimento econômico e o ambiente de negócios.
Foram 65.361 novas empresas entre julho e setembro, portanto alta de 10,9% em relação às 58.922 empresas abertas no mesmo período do ano passado.
Os destaques foram os setores de serviços e comércio, como, por exemplo, vendas de roupas e acessórios, salão de beleza, apoio administrativo e promoção de vendas.
Já no mercado de Microempreendedores Individuais (MEIs), Santa Catarina acumula alta de 130 mil novos negócios entre 2022 e 2024. O número de MEIs está crescendo acima da média nacional, sendo que o Estado teve o segundo maior crescimento (+15%) do país entre 2021 e 2022, de acordo com dados do IBGE. A participação dos MEIs já representa mais de 16% dos trabalhadores ocupados no Estado.
A economia de Santa Catarina registra um crescimento econômico de 3,8% nos últimos 12 meses, segundo dados do Banco Central.
A expansão é fruto do bom desempenho da indústria, comércio bem como de serviços. O percentual ficou acima da média nacional, de 2,5% no mesmo período.
O crescimento também reflete na geração de empregos. Santa Catarina possui taxa de 3,2% de desocupação, a menor do país, de acordo com dados do IBGE.
O Sine, por exemplo, tem registrado recordes de ofertas de vagas, com mais 10,6 mil oportunidades em outubro de 2024 – em outubro de 2023 eram 6,5 mil vagas anunciadas.