DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Prefeitura de Sorocaba entrega obras de interligação viária entre bairros da Zona Norte – Agência de Notícias



23 de janeiro de 2025

9:42

Por: Verônica Ferreira

Fotos: Michelle Alves/ Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead), entregou, nesta quarta-feira (22), obras de construção de pavimentação e interligação viária entre as Avenidas Olinda Aires Paulete, no Jardim Santa Lúcia, e Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras. A iniciativa faz parte do programa municipal “Sorocaba Tem Pressa”, criado pela atual Administração Municipal com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e implementar novos empreendimentos nessa área.

A obra foi financiada por meio de recursos do Fonplata – Banco de Desenvolvimento, executada pela Obragen Engenharia e Construções Ltda., empresa contratada após vencer processo de licitação, no valor de aproximado de dois milhões de reais. Foram executados serviços de ligação das vias, com pavimentação, drenagem e sinalização.

Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Manga, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, e os secretários municipais de Comunicação (Secom), Lucas Pedrozo; de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia; de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini e o Ouvidor Geral, Evandro Bueno. Estiveram presentes também a Superintendente do Cadi, Jéssica Pedrosa, o Presidente da Urbes, Sérgio Barreto, os vereadores Fausto Peres e Rodolfo Ganem, e o coordenador do Consórcio Acelera Sorocaba, Eduardo Cerqueira.

“É mais uma obra que a prefeitura está realizando em prol do munícipe sorocabano. Com isso, estamos mais uma vez resgatando o orgulho dos moradores da Zona Norte, com essa importante via que interliga os bairros Jardim Santa Lúcia e Parque das Laranjeiras. Não medimos esforços para tornar Sorocaba referência em mobilidade urbana”, disse o chefe do Poder Executivo, prefeito Rodrigo Manga.

“É uma alegria imensa estar com vocês aqui hoje, passados alguns meses do início e lançamento dessa obra. Tenho que agradecer, primeiramente a Deus, pela oportunidade que o prefeito Rodrigo Manga deu a mim e a toda equipe do Cadi. […] O banco Fonplata financiou esse projeto e outras obras que são importantes para a mobilidade e infraestrutura urbana. É algo importante para vocês, por isso, a gente conta com a parceria da população para que a gente possa cada vez mais fazer melhores projetos e melhores investimentos”, destacou a superintendente do Cadi, Jessica Pedrosa.

A obra se fez necessária, sobretudo, devido ao desenvolvimento imobiliário do Jardim Santa Lúcia e seu entorno, tendo em vista o crescente número de veículos circulando pela Av. Ulysses Guimarães. A nova interligação será uma alternativa para o tráfego de veículos dos munícipes e haverá a implantação de um sistema de drenagem adequado, visando à segurança do local.

Dessa forma, a nova via permitirá que os moradores da região do Jardim Santa Lúcia/ Parque das Paineiras e adjacências não dependam mais, apenas, da Avenida Itavuvu para ingressar ou sair do bairro. Ou seja, a interligação permitirá a ligação de forma direta até a Av. Ulysses Guimarães e, por consequência, vai agilizar o acesso à Zona Industrial ou à Avenida Dom Aguirre.

“Mercado Solidário”

O “Mercado Solidário” é uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que oferece itens básicos para o cotidiano das famílias, desde produtos alimentícios até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa.

O intuito desse projeto é garantir a proximidade do Poder Público com a população sorocabana e suas necessidades, proporcionando acesso a uma alimentação mais saudável.

Essa é uma oportunidade para oferecer aquilo que cada família necessita, dentro da realidade de cada lar, e com produtos que farão a diferença no dia a dia.

Em 2024, em média, 15 mil famílias foram atendidas pelo “Mercado Solidário” e 150 mil de itens foram disponibilizados.

Os participantes podem levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradam e atendam às necessidades de cada família e residência, como feijão, macarrão, sardinha, creme de leite, goiabada, milho, entre vários outros.