DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Sem categoria

Espanha estreia com vitória – LNF

Espanha começa bem a nova Era | Foto: RFEF

A Espanha cumpriu as previsões e iniciou a fase de qualificação para o Euro 2026 com uma vitória contundente sobre a Suíça (0-9). Os comandados de Jesús Velasco foram muito superiores desde o início e quase não deixaram opções à equipa suíça, que ainda ameaçou com algumas oportunidades na primeira parte.

O roteiro da reunião era previsível. A Espanha teria que carregar o peso da posse de bola contra uma Suíça muito retraída e em busca do contra-ataque. Antes de terminarem os dois primeiros minutos, a primeira ação clara veio com dois chutes consecutivos à trave de Eloy Rojas e Esteban . A Suíça , aos seis, respondeu com um contra-ataque que Feixas tirou Ljamalari .

A Espanha teve dificuldade em abrir o placar e só o fez aos 8 minutos, com um chute cruzado de Pani em cobrança lateral . O extremo do Servigroup Peñíscola esteve prestes a repetir-se numa grande acção individual que terminou com uma bola lascada que um defesa retirou. Pouco depois, foi Esteban quem acertou, colocando o dedo do pé para vencer o goleiro suíço.

Depois da segunda intervenção válida de Feixas , desta vez num cabeceamento à queima-roupa de Lanzendorfer , chegaram os minutos de maior eficácia espanhola. Ricardo , chegando duas vezes ao poste mais distante, e Pani , com outro chute forte, fizeram 0 a 5 antes do intervalo.

Após o intervalo, o jogo não mudou muito. A Espanha continuou a dominar e logo alcançou o sexto, através de Cecílio . Chemi , pouco depois, teve que intervir em chute de Ljamalari  em contra-ataque, mas com menos perigo que no primeiro tempo. A partir daí vieram alguns minutos em que a Espanha não encontrou o gol até que Rivillos marcou 0-7 de pênalti e alguns segundos depois Renato marcou 0-8.

Um golo após o qual os locais optaram por jogar em cinco a seis minutos do fim. Uma alternativa que usaram mais para ter a bola e evitar riscos do que procurar encurtar as distâncias. Quase alcançaram o gol, mas o placar mudou novamente faltando 39 segundos para o final, com o gol de Esteban fechando o placar. Agora a Espanha já pensa no segundo duelo, na próxima terça-feira (20h45, Teledeporte) contra a Bósnia e Herzegovina, em Cartagena .