Informativo nº10 de dezembro – Esporte Clube Pinheiros
A Pedagogia do Amor
Roberto Crema – Antropólogo e Psicólogo
Religar o conhecimento ao amor é o desafio mais instigante do nosso tempo. Esta é a metavirtude que precisa orientar nossa avançada tecnociência. Como disse um sábio, “o amor é a tecnologia mais sofisticada de todos os universos!” Sem amor, não é possível reinventar ou reencantar nenhum mundo, nem mesmo uma sala de aula. Precisamos da pedagogia do amor, pois ela é a primeira e última lição de uma escola transdisciplinar e holística da existência. Somente no dia em que aprendermos a amar total e incondicionalmente, receberemos um certificado de plena humanidade. Esta é a Utopia Humana, e estamos aqui para fazê-la florescer.
Não é difícil perceber que o desencantamento do mundo ocorreu pela desconexão com essa fonte de vida, sobre a qual Teilhard de Chardin afirmava: “Quando os seres humanos domarem as ondas, os ventos, as tempestades, os furacões, quem sabe não dominarão também as forças do amor? Então, pela segunda vez na história da humanidade, teremos inventado o fogo!”
Aprender a conhecer e a fazer de forma integrada, por meio da experiência viva e com discernimento, continua sendo uma arte a ser devidamente aplicada e aprimorada. Para isso, precisamos de uma escola do olhar, pois a visão é a véspera do conhecimento. Abrir o olhar para si, para o outro, para o Universo e para o Totalmente Outro, eis uma lição fundamental. Um olhar fluido, que não se paralisa em um único alvo, capaz de acompanhar a dança do agora. Mudar o mundo é mudar a forma de olhar.
Necessitamos também de uma escola da escuta. Escutar precede compreender. Precisamos transcender esta crise absurda, esta surdez diante dos alaridos e canções da realidade.
Com alegria e esperança,
Regina
Nº 10 – SEMANA DE ESTUDOS – de 16 a 18/12
- Encerramento da formação continuada de 2024, com Suzana Diniz
- Palestra com Renata Marques sobre alimentação saudável e nutrição infantil
- Organização/mudanças de classes
- Rodas de conversa para reflexão sobre o ano de 2024
- Autoavaliação da equipe
“Vamos avaliar nosso propósito de criar um ambiente colaborativo em nossa escola, onde cada pessoa possa servir plenamente ao bem comum. Pensar nas metas, objetivos, sonhos, inquietações e propósitos que acendam a chama da motivação para nos conduzir ao centro de nossa comunidade escolar. Descobrir em cada um de nós que estamos em um novo tempo, que nos convida a novas formas de ser e fazer no mundo. Como diz Fabio Otuzi Brotto, ‘pode ser de muitos jeitos, só não pode ser de qualquer jeito, menos ainda de mau jeito.’
Vamos refletir sobre como conseguimos, ao longo deste ano de 2024, manter ambientes colaborativos para solucionar problemas, transformar conflitos, alcançar metas e realizar objetivos, conciliando produtividade e felicidade em todas as relações e em todas as situações.”
Com alegria e esperança,
Regina
Momentos de Confraternização
- Confraternização de toda a equipe, encerrando o ano letivo.
NATAL DOS AJUDANTES
A lista de Natal para a equipe de apoio está aberta na Secretaria da Escola para contribuições das famílias.
AGENDA DE DEZEMBRO
- 04 e 05 – Ensaios da formatura*
- 06 – Formatura do Infantil 5*
- 09, 10 e 11 – Reuniões com as famílias*
- 13 – Último dia de aulas e aniversários do mês de dezembro
- 14 – Sábado Letivo – ENCERRAMENTO DO ANO *
(*Mais informações seguirão no APP)
REGINA DELDUQUE
Diretora – Orientadora
RENATA MARTINS COSTA
Coordenadora Pedagógica
ANTÔNIO CARLOS FOSCHINI
Diretor Cultural