DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Prefeitura de Nova Iguaçu reabre Restaurante do Povo na segunda-feira (2)

Prefeitura de Nova Iguaçu reabre Restaurante do Povo na segunda-feira (2)




A Prefeitura de Nova Iguaçu vai reabrir, na próxima segunda-feira (2), o Restaurante do Povo Madre Teresa de Calcutá, antigo Restaurante Popular. O espaço, inaugurado em 2002, pelo Governo Estadual, foi desativado em 2017. Agora, sob gestão municipal, o equipamento voltará a servir refeições de qualidade por preços acessíveis, além de promover serviços adicionais de promoção social e segurança alimentar. O restaurante, que fica na Avenida Governador Amaral Peixoto s/nº – Centro, será reinaugurado às 11h30.

Reativado graças a um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Estado, o Restaurante do Povo vai oferecer, diariamente, 3 mil refeições, sendo mil cafés da manhã e dois mil almoços. O funcionamento será de segunda a sexta-feira (exceto feriados), com os seguintes horários: café da manhã, das 7h às 9h; e almoço, das 11h às 15h.

“O Restaurante Popular foi desativado em julho de 2017 devido a uma exigência de que o município assumisse os custos de operação. Reativá-lo foi um compromisso que assumi e estava disposto a cumprir antes de encerrarmos nosso mandato. Mesmo assim, não deixamos as pessoas desamparadas. Enquanto o restaurante estava desativado, servimos diariamente mais de 1.600 refeições em nosso Centro Pop”, recorda o prefeito Rogerio Lisboa.

O café da manhã terá o custo de R$ 0,50. Já o almoço custará somente R$ 1. Pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos terão direito à gratuidade. Para isso, elas deverão realizar, no próprio restaurante, cadastramento por reconhecimento facial ou digital. Desta forma, este público terá prioridade e não precisará enfrentar filas para acessar o serviço.

“Os restaurantes populares representam uma importante estrutura pública de segurança alimentar e nutricional. Eles atendem a uma parcela expressiva da população, oferecendo refeições saudáveis, balanceadas e seguras a preços acessíveis, especialmente para os estratos sociais mais vulneráveis”, afirma a secretária de Assistência Social, Elaine Medeiros.

Para garantir uma alimentação de qualidade, um nutricionista irá acompanhar o preparo das refeições. Os pratos terão sempre duas opções proteicas, além de uma opção vegetariana.