Willian: ‘Não consigo parar de chorar’
O debate certamente acabou. Sim, o futsal nunca foi abençoado por tantos goleiros excepcionais. Não, ninguém está no mesmo planeta que o barbudo. Willian ganhou o prêmio de Melhor Goleiro Masculino do esporte pela primeira vez dias antes do início da Copa do Mundo de Futsal da FIFA Uzbequistão 2024. Ele então se destacou quando o Brasil chegou à final. Nela, ele foi sobrenatural.
Willian, de fato, fez 25 defesas – várias espetaculares – para inspirar o Brasil a uma vitória de 2 a 1 sobre a arquirrival Argentina. Ele esteve perto de ajudá-los a se tornarem o primeiro time a não sofrer gols na final. Ele foi nomeado Jogador da Partida e recebeu a Luva de Ouro adidas do torneio. “Ele foi incrível”, elogiou Ferrao. “É por isso que ele é o melhor goleiro do mundo. Ele mostrou que seu prêmio foi completamente merecido. Não apenas na final, mas durante toda a competição. Não tenho palavras que lhe façam justiça. Parabéns pelo jogo incrível que ele fez.”
“Não sei quantas defesas ele fez, mas foram muitas”, disse Pito. “Algumas delas foram espetaculares, mas para nós é normal vê-lo fazer isso. Ele é um goleiro inacreditável e fez um jogo incrível.” Marlon acrescentou: “É difícil acreditar em algumas das defesas que ele faz. Você tem que ver os replays para entender como ele conseguiu manter a bola fora. “Ele é o melhor goleiro do mundo. Ele deu uma contribuição enorme para este título. Graças a Deus Willian é brasileiro.” O próprio homem, que só foi eleito goleiro titular do Brasil na véspera do torneio, foi tomado pela emoção. “Não parei de chorar”, disse Willian. “As emoções são indescritíveis. O cansaço e o estresse emocional desta longa jornada foram muito altos. Nossos três pivôs estavam machucados. Ganhar a Copa do Mundo apesar de tudo isso é uma conquista espetacular.”