DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Veja quem são os candidatos a prefeito de João Pessoa nas Eleições 2024

Candidatos a prefeito de João Pessoa.

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para 6 de outubro. O lançamento de candidaturas foi finalizado no último dia 5 de agosto. João Pessoa teve cinco candidatos anunciados em convenção.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

Confira a lista de quem foi anunciado em convenção (em ordem alfabética):

Cícero Lucena (PP)

Cícero Lucena (PP). Foto: reprodução/Youtube CMJP

Cícero Lucena é o atual prefeito da cidade de João Pessoa. Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba, assumindo o cargo de governador por nove meses, em 1994, quando o então governador Ronaldo Cunha Lima renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2000. Foi também senador entre 2007 e 2015.

O candidato a vice-prefeito, conforme anunciado em convenção, no dia 5 de agosto, é Léo Bezerra (PSB).

A candidatura da chapa foi registrada Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 9 de agosto.

Luciano Cartaxo (PT)

Luciano Cartaxo (PT). Katharina Moura

O deputado estadual Luciano Cartaxo, do Partido dos Trabalhadores (PT), já foi prefeito da capital paraibana por dois mandatos, governando a cidade entre 2013 e 2020, e vai tentar agora voltar à Prefeitura para um terceiro mandato. Luciano já foi também vereador, vice-governador e deputado estadual antes de assumir a Prefeitura pela primeira vez. Em 2022, voltou à Assembleia Legislativa. Na dispúta interna da legenda, levou a melhor em cima da também deputada estadual Cida Ramos, contando para isso com o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho.

A candidata a vice-prefeita, conforme anunciado em convenção, é Amanda Rodrigues (PT), que é empresária e esposa do ex-prefeito e ex-governador Ricardo Coutinho (PT).

A candidatura da chapa foi registrada Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 2 de agosto.

Marcelo Queiroga (PL)

Marcelo Queiroga (PL). Foto: CMJP

Ministro da saúde do governo de Jair Bolsonaro, Marcelo Queiroga se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

O candidato a vice-prefeito, conforme anunciado em convenção, é Sérgio Queiroz (Novo), que é pastor e disputou o Senado em 2022.

A candidatura da chapa foi registrada Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 7 de agosto.

Ruy Carneiro (Podemos)

Ruy Carneiro (Podemos). Câmara dos Deputados/Divulgação

Ruy Carneiro (Podemos) já concorreu à prefeitura da capital por duas vezes, em 2004, perdendo para Ricardo Coutinho ainda no 1º turno, e em 2020. Nas Eleições 2020, não foi ao segundo turno contra Cícero Lucena (PP) por uma diferença de 885 votos, em relação ao segundo colocado, Nilvan Ferreira, então no MDB. Para o pleito de 2024, Ruy Carneiro tem o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente conduzido pelo ex-deputado Pedro Cunha Lima.

A candidata a vice-prefeita, conforme anunciado em coletiva de imprensa, é Amanda de Melo, mais conhecida como Amanda CSI (MDB). A convenção do partido aconteceu no dia 5 de agosto.

A candidatura da chapa foi registrada Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 7 de agosto.

Yuri Ezequiel (UP)

Yuri Ezequiel (UP). Karine Tenório/TV Cabo Branco

Yuri Ezequiel é militante dos movimentos sociais, advogado e atualmente presidente do Diretório Municipal da Unidade Popular de João Pessoa. Em 2012 ingressou na UFPB como estudante de Ciências Sociais, atuando na mobilização unificada da maior greve da educação, sendo eleito representante da UFPB no Comando Nacional de Greve. Ajudou a legalizar a Unidade Popular, compondo posteriormente a direção nacional do partido.

A candidata a vice-prefeita, conforme anunciado em convenção, é Josiane Soares, ela é vendedora e está no partido há 3 anos.

A candidatura da chapa foi registrada Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 8 de agosto.