DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Festa do Tropeiro anima São Francisco neste fim de semana

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Os termômetros, no alto das montanhas, marcavam 24° ao meio-dia deste sábado (8), quando os tropeiros chegaram ao Parque Municipal de São Francisco Xavier.

A entrada dos protagonistas marcou o início da 15ª edição da Festa do Tropeiro, que movimenta o distrito de São José dos Campos até o fim da tarde deste domingo (9).

Além da culinária típica, de dar água na boca, o público prestigia muita cultura tradicional.

No sábado, passaram pelo Parque Municipal do distrito Giba Reis e Banda Kapiau, Moçambique da Vila Tesouro, Grupo Tapera de Viola, Danilo e João Ricardo e Fernando e Fabiano.

Na manhã deste domingo, a missa abriu o último dia da festa. A programação inclui ainda desfile de cavaleiros, carreiros e tropas, shows musicais e o encerramento com Matheus Minas e Leandro, às 17h.

Sobre a Festa do Tropeiro

A Festa preserva a tradição do tropeirismo e valoriza as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, onde os tropeiros paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais e aproveitavam para comercializar produtos no Vale do Paraíba.

Os tropeiros eram condutores de tropas de cavalo, burros e mulas, que atravessavam extensas áreas transportando gados e mercadorias entre as regiões de produção até as fazendas e centros consumidores.

O evento é uma realização da Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo.


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *