Deputados tornam expressão ‘A Paz do Senhor Jesus’ título de patrimônio cultural da Paraíba
Em mais um gesto de ‘profanação’ ao que deve ser considerado patrimônio cultural imaterial da Paraíba, os deputados estaduais resolveram dar o título à saudação ‘A Paz do Senhor Jesus’.
Aprovaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (5), por unanimidade, o projeto de lei, de autoria do deputado Galego Sousa (PP), que cria a honraria para a expressão tradicional entre evangélicos.
A matéria foi subscrita por vários parlamentares, dentre eles o presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos). “Se Francisca Motta vai nessa eu também vou”, disse, em tom de brincadeira.
Ao apresentar a proposta, o deputado Galego de Sousa disse que “aqui no Estado da Paraíba, o cumprimento com “A Paz do Senhor Jesus” também é uma saudação utilizada pela grande maioria dos evangélicos, que de acordo com o último Censo Demográfico do Instituto de Geografia e Estatística – IBGE, referente ao ano de 2000, a Paraíba contava com 8,8% de evangélicos”.
Não consegue, no entanto, justificar sobre o alcance cultural da expressão para ser digna de receber o status de “patrimônio paraibano”.
Nenhuma novidade, de toda forma, em se tratando da Assembleia Legislativa, que já resolveu conceder essa honraria ao pastel de açúcar, ao cachorro-quente da Mundial Lanches, os trabalhadores ambulantes e até o hip-hop. Todos passam longe de ser algo tipicamente paraibano e que precise de proteção legal para serem preservados como cultura.