DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Semob-JP implanta novo centro de videomonitoramento e lançamento ocorre nesta quarta-feira

Mobilidade eficiente

Semob-JP implanta novo centro de videomonitoramento e lançamento ocorre nesta quarta-feira

23/01/2024 | 13:00 | 96

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) lança, nesta quarta-feira (24), Dia Municipal da Paz no Trânsito, um novo Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT), que contará, inicialmente, com 30 câmeras instaladas em pontos estratégicos de João Pessoa. Marcando a ativação deste novo setor, o prefeito Cícero Lucena realiza uma visita técnica, às 11h, à sede do órgão localizada no bairro do Cristo.  

Para o prefeito Cícero Lucena, o investimento em modernização do sistema demonstra o compromisso da gestão municipal por uma mobilidade mais humana e eficiente, trabalhando não apenas com o monitoramento, mas fomentando a educação de trânsito e a fiscalização, a fim de reduzir as chances de sinistros e vítimas.  

“Continuamos seguindo como os grandes centros, trabalhando para dar mais agilidade ao atendimento à população, especificamente neste caso de mobilidade, ao mesmo tempo em que manteremos diálogo e parceria com as demais forças de segurança e atividades essenciais, a fim de que a prestação dos serviços seja agilizada e os pessoenses permaneçam sempre beneficiados nestes atendimentos de trânsito e transporte”, afirmou Cícero Lucena.  

A nova sala foi montada com equipamentos eletrônicos modernos, entre eles, telões de vídeo e computadores, que serão manuseados através do trabalho de sete agentes de mobilidade, que entre 6h e 00h, permanecerão em regime de plantão para observar a operação da mobilidade da cidade e, em caso de urgência de trânsito, acionarão rapidamente as equipes operacionais em campo.  

“Vamos manter o diálogo e a parceria com as demais forças de segurança, mas agora, com este novo COTT, teremos uma atenção ainda mais focada para a realidade do trânsito e do transporte, fortalecendo ainda mais a educação, operação e fiscalização, além do monitoramento do transporte público. Inicialmente, já instalamos 30 câmeras de um total de 200 que devemos ter daqui pra frente”, explicou Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade urbana do município.  

Trabalho integrado – Há pouco mais de um ano, a Semob-JP estava atuando também do Centro Integrado de Operações Especiais (Ciop) da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba (Seds-PB), que em 2023 migrou para o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Mesmo com o novo COTT/Semob-JP, agentes de mobilidade permanecerão escalados diariamente neste trabalho integrado junto às demais forças de segurança municipal e estadual, tendo acesso a mais de 200 câmeras na Capital.  

Urgência de trânsito – Em caso de sinistros ou demais ocorrências que interfiram na fluidez e segurança do trânsito, a população também pode acionar diretamente os agentes de mobilidade do COTT/Semob-JP, enviando mensagem para o número de WhatsApp (83) 98760-2134 ou ligando para o Disk Semob-JP 3213-7188.  

A nova central telefônica da Semob-JP funcionará de segunda à sexta-feira, entre 8h e 16h, para serviços administrativos. E, ainda, todos os dias da semana, entre 6h e 00h, para emergência e fiscalização de trânsito.

  • Texto: Pollyana Sorrentino Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Semob-JP

  • Secretarias

    semob

  • Tags

    câmeras Cícero Lucena cott mobilidade Mobilidade eficiente novo Centro Operacional de Trânsito e Transporte semob Tecnologia trânsito transporte