DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Orquestra Sinfônica participa de gravação de especial de fim de ano da Globo em João Pessoa

Film Commission

Orquestra Sinfônica participa de gravação de especial de fim de ano da Globo em João Pessoa

16/12/2023 | 20:00 | 78

A João Pessoa Film Commission (JPFC) mediou o processo para realização do set de filmagem do especial da Rede Globo Nacional para o Ano Novo, o telefilme ‘O Sertão Vai Vir ao Mar’, na capital paraibana. A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa também gravou um número para a trilha sonora. O projeto gerou, em João Pessoa e na Paraíba, cerca de 400 empregos diretos para profissionais do setor audiovisual.

“Esta ação mostra os resultados que a João Pessoa Film Commission vem colhendo desde que nós a criamos. Somente este ano, conseguimos, via JPFC, mediar e ajudar na produção da realização de, pelo menos, três produções audiovisuais, o que faz com que João Pessoa entre nesse circuito nacional de produções que gera emprego e renda na cidade”, constatou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Cada uma dessas produções, conforme o diretor, investiu, em média, em João Pessoa, R$ 1,2 milhão. “Isso é a cultura ajudando a desenvolver uma economia, o que é extremamente importante para o mercado audiovisual de João Pessoa e para a própria cidade porque gera emprego e renda, gera desenvolvimento”, afirmou.

Tom Nogueira, produtor executivo do especial, aprovou o trabalho da JPFC. “A experiência foi a melhor possível. Estamos com esse filme que é um projeto da Rede Globo com as afiliadas e que vai passar em horário nobre. Nós fizemos esse convite para o diretor (Marcus Alves) para que a Orquestra Sinfônica participasse do filme. A Sinfônica gravou o tema principal do encerramento do filme e tudo aconteceu perfeitamente bem com os músicos. Nós levamos uma equipe para fazer a gravação e, graças a Deus, deu tudo certo, com a articulação da JP Filme Commission”, relatou.

Adriano Ismael, chefe da Divisão de Música da Funjope, também avalia a experiência como positiva. “Foi fantástico para a nossa Orquestra, primeiro pela importância de participar de uma produção dessa grandeza, como também teve a contrapartida que nos propuseram que foi a doação de partituras. Todos da Orquestra ficaram empolgadíssimos. Inclusive, essa obra, que é muito bonita, será tocada agora no Concerto de Natal. Todos ficaram felizes ao participar dessa produção que vai abrir portas para outras parcerias com o poder público e instituições privadas”, observou.

Além disso, segundo ele, está a importância dessa participação da Orquestra Sinfônica alcançando o cenário nacional. “É muito importante a Orquestra ter essa visibilidade”, acrescentou.O maestro Nilson Galvão afirmou que a experiência foi maravilhosa. “Não é sempre que temos a oportunidade de fazer parte da trilha sonora de um filme. É muito bom quando podemos colaborar com outras artes e a música está sempre a serviço, quer seja teatro, a sétima arte – o cinema. Foi muito legal e calhou de que o filme precisava de algo muito específico. Conseguimos encaixar na nossa agenda e em poucas horas conseguimos fechar”, declarou. Ele destacou que a gravação foi feita na Capela da Ordem Terceira de São Francisco e foi preciso gravar à noite para garantir um pouco mais de silêncio. “Foi muito gratificante e muito legal. Vi um pouquinho da cena já com a nossa trilha incluída. Tenho certeza de que vai ficar muito bonito”, acrescentou.

Gravação – A Funjope, por meio da João Pessoa Film Commission (JPFC), participou de dois momentos. Nos dias 2 e 3 de novembro, a JPFC esteve no set, articulando a gravação, que aconteceu na Praia do Seixas e também dando as liberações necessárias da Prefeitura.No segundo momento, foi feita a articulação junto à Orquestra Sinfônica Municipal para gravação da trilha sonora do filme no dia 12 de dezembro. Todo o processo gerou, em João Pessoa e na Paraíba, cerca de 400 empregos diretos para profissionais do setor audiovisual.Film Commission – A João Pessoa Film Commission foi criada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e institucionalizada em 2022 envolvendo diversas secretarias, órgãos e instituições governamentais dos governos municipal e estadual.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Lilian Moraes Fotografia: Daniel Silva

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    ‘O Sertão Vai Vir ao Mar’ audiovisual funjope João Pessoa Film Commission orquestra sinfônica Rede Globo Nacional para o Ano Novo trilha sonora