DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa representa municípios brasileiros em planejamento nacional do artesanato

Em Brasília

Prefeitura de João Pessoa representa municípios brasileiros em planejamento nacional do artesanato

23/09/2023 | 18:30 | 89

A Prefeitura de João Pessoa participou da Oficina de Planejamento Estratégico do Artesanato Brasileiro, que aconteceu ao longo da semana, em Brasília. A capital paraibana foi a única representante municipal em meio a entes que compõem o ecossistema do setor, como governos federal e estaduais, profissionais, universidades e Sebrae. O encontro teve como objetivo debater e planejar ações de desenvolvimento e valorização cultural e econômica do artesanato brasileiro para os próximos quatro anos.

A oficina teve início na última quarta-feira (20) e se estendeu até essa sexta (22). A iniciativa integra uma série de debates promovidos pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que visam discutir as diretrizes da nova política do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Entre os temas debatidos no encontro, estiveram a produção, comercialização e ampliação de mercados; o acesso a crédito; os desafios intergeracionais; a qualificação e capacitação de artesãos; e o associativismo e cooperativismo para o setor do artesanato. A partir dessas discussões, a oficina pôde identificar gargalos que afetam o segmento artesanal, e estruturar propostas para o aperfeiçoamento das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do setor.

João Pessoa é a única do segmento do artesanato a compor a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Por essa razão, foi convidada para participar da oficina, que contou com cerca de 80 atores do setor. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da capital paraibana, Vaulene Rodrigues, e o coordenador de Projetos Especiais da pasta, Eduardo Barroso, estiveram representando a Prefeitura no evento.

“Pudemos levar nossas sugestões, intervenções e olhar de quem executa políticas de fomento ao artesanato e às manualidades. Aproveito para agradecer ao ministério pela sensibilidade em convidar a nossa cidade como única do país frente a tantos agentes nacionais do setor. É motivo de orgulho para nossa gestão, por meio do programa Eu Posso Criar, partilhar todas as nossas experiências para todo o país”, destacou.

  • Texto: Alysson Bernardo Edição: Lilian Moraes Fotografia: Assessoria MDIC

  • Secretarias

    sedesp sedest

  • Tags

    Oficina de Planejamento Estratégico do Artesanato Brasileiro Programa do Artesanato Brasileiro Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco sedest sedest cidades criativas