Leo Bezerra destaca protagonismo dos jovens durante entrega de certificados de oficina de audiovisual
Inclusão pela arte
Leo Bezerra destaca protagonismo dos jovens durante entrega de certificados de oficina de audiovisual
20/09/2023 | 18:00 | 90
O vice-prefeito Leo Bezerra entregou, nesta quarta-feira (20), os certificados aos alunos que concluíram a oficina de audiovisual ‘Descobrindo Novos Horizontes através do Cinema’, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc). A solenidade aconteceu no Cine Banguê do Espaço Cultural.
“Eu quero que vocês sigam essa carreira, fazer cinema, teatro. É por isso que eu estou aqui, como gestor, ao lado do prefeito Cícero Lucena. Não é uma simples entrega de certificados, é uma ação para mostrar que a Prefeitura de João Pessoa está ao lado de vocês, dando esse suporte, dando essa abertura”, disse o vice-prefeito Leo Bezerra.
Ao todo, 15 jovens participaram da oficina, que teve como objetivo substituir a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) pelas aulas de cinema. É a arte com a função inclusiva, com a Prefeitura promovendo o papel socioeducador. Uma mudança de perspectivas, que ficaram bem expressas nas produções realizadas pelos alunos, com a orientação do diretor de cinema, Lúcio César Fernandes.
A primeira delas, exibida na tela do Cine Banguê, foi ‘Hip-Hop, um estilo de vida’ – documentário que reúne depoimentos sobre as linguagens do movimento e sua relação com as periferias e papel social. Já a segunda produção, ‘Histórias de vidas – Jovens do Creas’, traz uma junção de relatos dos próprios jovens acolhidos nessas instituições.
“A ideia do projeto surgiu de uma viagem a Los Angeles, que fiz enquanto presidente da Câmara Municipal de João Pessoa e fui impactado pelo poder transformador da arte. Então, quando Cícero me convidou para atuar na Sedhuc, vi ali o público que poderia dar vida ao projeto. E é sempre gratificante ver a garra que cada um desses jovens tem em buscar maior qualidade de vida e um futuro melhor. E além de tudo, poder participar, mesmo que de forma indireta, da transformação na vida deles”, compartilhou o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, João Corujinha.
Participaram da cerimônia a diretora da Assistência Social de João Pessoa, Benicleide Silvestre; a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Katiana Cavalcante; a gerente estadual do Sistema Educativo da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), Adriana Alves; a coordenadora do Núcleo de Adolescentes em situação de conflito com a lei da Defensoria Pública, Berthezene da Cunha Lima; e alguns dos profissionais da Sedhuc.
Berthezene da Cunha, representante da Defensoria Pública, falou sobre o impacto positivo do projeto na vida desses jovens. “Vou sair daqui muito emocionada, porque cada adolescente e cada jovem que eu vejo sendo resgatado é uma vitória, como se fosse uma vitória minha. Causa-me uma felicidade muito grande ver um projeto tão bonito, ampliando as oportunidades na vida deles. E fiquei grata pela oportunidade de conhecer parte da equipe que atua nesse projeto”, afirmou.
-
Texto: Max Oliveira e Vitória Vieira Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Renata Medeiros
-
Secretarias
sedhuc
-
Tags
cinema Descobrindo Novos Horizontes através do Cinema entrega de certificados inclusão pela arte leo bezerra oficina de audiovisual SEDHUC