DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Cineasta ganhador do Prêmio Cinema do Brasil está em Festival na Espanha com ‘Malaika’

Frutos do FestincineJP

Cineasta ganhador do Prêmio Cinema do Brasil está em Festival na Espanha com ‘Malaika’

21/09/2023 | 20:00 | 30

O I Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP), realizado no ano passado, está rendendo frutos. O cineasta André Morais foi premiado pelo Cinema do Brasil, parceiro do festival, e está ganhando espaço agora com seu segundo longa ‘Malaika’. André assina o roteiro e a direção do filme e está participando do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, um dos mais importantes eventos de audiovisual do mundo.  

O projeto do longa-metragem ‘Malaika’ participou do Laboratório de Produtores Executivos, que ocorreu durante o FestincineJP. “Recebemos com grande alegria essa informação do André Morais, porque isso mostra que a política de cultura que estamos desenvolvendo na Funjope é forte e está dando resultados”, comemora o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves.  

André Morais está na Espanha representando a cidade e o estado e abrindo janelas para o cinema paraibano e para o cinema de João Pessoa. “Isso mostra o sucesso dessa nossa linha de cultura. Eu desejo muita sorte a ele e a todos os empreendedores da área audiovisual de João Pessoa, que possam trilhar caminhos semelhantes ao que o filme dele está trilhando”, afirma.  

Para o cineasta, o momento é de comemorar e também agradecer. “Essa minha viagem para o Festival de San Sebastián é fruto das ações de internacionalização do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa, feito pela Funjope. Nesse sentido, estou na Espanha com o projeto do Malaika, meu segundo longa-metragem, que tem financiamento do Prêmio Walfredo Rodriguez”, diz.  

O diretor conta que todo esse processo está envolvido nas ações da Funjope. “É fundamental que essas ações de internacionalização sejam permanentes, recorrentes, para que possamos, cada vez mais, ter o cinema paraibano abrindo caminhos para dentro e fora do país”, observa André Morais.  

O projeto do filme Malaika foi vencedor do Prêmio Cinema do Brasil, oferecido pela Fundação Cinema do Brasil dentro do FestincineJP. “Foi isso que me proporcionou ser filiado ao programa Cinema do Brasil e vir para San Sebastián. Aqui estou buscando contatos, parcerias internacionais. Isso é um trabalho a longo prazo, mas que é fruto dessas ações iniciais da Funjope para internacionalizar o cinema paraibano”. Ele viajou representando seu trabalho e o de mais 120 artistas paraibanos envolvidos na produção de Malaika.  

Como realizador, André Morais considera fundamental que essas ações aconteçam de uma forma recorrente para que outros projetos de diretores locais possam ganhar espaço e telas pelo Brasil e no exterior. Ele lembra que, em 2023, graças à colaboração com o Cinema do Brasil, oito profissionais brasileiros do setor audiovisual terão a possibilidade de encontrar parceiros para seus projetos e aumentar suas oportunidades de coprodução com outros países europeus e latino-americanos.  

André conta que o Departamento de Indústria do Festival organiza o ‘Focus on’, iniciativa sob a qual um grupo de profissionais de uma região ou território chega ao Festival para ampliar a sua rede de contatos e participar das atividades da indústria.  

Malaika – Malaika foi considerado o melhor projeto audiovisual do Laboratório de Produção Executiva, que ocorreu durante o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa. O projeto também é financiado pelo Prêmio Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual, ações essas da Funjope. O longa conta um dia na vida de Malaika, menina albina interpretada pela atriz Vitória Bianco. Na história, ela interpreta a filha de pais negros que vivem no Sertão da Paraíba. Malaika foi filmado em Catolé do Rocha com elenco totalmente paraibano.  

Laboratório – Na primeira edição do FestincineJP ocorreu o Laboratório de Produção Executiva, no qual produtores executivos renomados mundialmente – Clémentine Mourão, Tatiana Martinelli e Sebastião Peña Escobar, realizaram consultoria para os produtores executivos de João Pessoa. O objetivo foi que eles pudessem encontrar caminhos para realização de seus projetos.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Saullo Dannylck

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    andré morais audiovisual cinema espanha festincinejp Festival Internacional de Cinema de João Pessoa Festival na Espanha filme funjope Malaika Prêmio Cinema do Brasil