DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Competição de resistência encerra etapa de João Pessoa da Copa Brasil de Paraciclismo

Sucesso de organização

Competição de resistência encerra etapa de João Pessoa da Copa Brasil de Paraciclismo

17/09/2023 | 15:00 | 77

Pelo terceiro ano consecutivo, João Pessoa foi a capital do paraciclismo. A competição de resistência encerrou na manhã deste domingo (17) a última etapa da Copa Brasil, com a participação de 112 atletas de 15 estados e dois países, e que vai formar a Seleção Brasileira para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos do Chile, que serão disputados em novembro.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, destacou a importância da cidade para o cenário do paradesporto nacional, e reforçou o papel e apoio da Prefeitura, além do esforço do prefeito Cícero Lucena, em tornar o Município um polo de competições, além da inclusão no esporte e a promoção das iniciações esportivas. “Este evento, que é o carro-chefe de 90% dos atletas envolvidos na competição atual, representa um marco significativo e o que torna um destino atrativo para atletas de outras localidades, que desejam competir e participar de eventos esportivos na região”, concluiu.

A atleta Jaddy Malavazzi, multicampeã no esporte, dominou a categoria WH3 (com transtorno do movimento de alto grau no tronco). Ela foi a grande vencedora no contrarrelógio e na prova de resistência. Entusiasmada, a paranaense elogiou à hospitalidade do povo paraibano que tem acolhido de forma calorosa o paradesporto nos últimos três anos. “João Pessoa é linda, e é sempre muito boa a estrutura turística que vocês nos oferecem, sem contar nesse mar lindo, com toda essa beleza natural e carinho do povo, inspiração não falta”, disse.

Representante do estado de Sergipe, Ulisses Freitas dominou na MH4 (paraplégicos com moderada limitação) e garantiu o lugar mais alto do pódio nas duas provas. Da mesma forma, Lauro Mouro Chaman, que foi impecável na C5 (para atletas amputados e com outras deficiências físico-motoras). O maior atleta brasileiro do ciclismo na atualidade com duas medalhas, prata e bronze, na Rio-2015, aproveitou a disputa para melhorar ainda mais a performance. “Eu me cobrei muito para os Jogos de Tóquio-2020, a medalha de ouro é a única que nos falta, mas quero não fazer isso como uma pressão. Perdi a oportunidade na última, e isso foi um enorme aprendizado, então, agora é trabalhar, continuar focada e com o apoio da família, quem sabe a gente consiga essa medalha dourada”, completou.

Festa fora das pistas – O apoio da torcida também foi fundamental para os ciclistas. Gritos de incentivo não faltaram. Foi o caso da esposa do competidor potiguar, Jackson Alexandre da classe H2 (para atletas impulsionados pelos braços com paraplegia e/ou tetraplegia), que viajou mais de 180km para apoiá-lo em João Pessoa. Marília Silva compartilhou a emoção de estar na torcida pelo marido. “É muito tenso ficar aqui fora durante duas horas, mas nos momentos que consigo vê-lo dá para empolgar, chamar, gritar, e quase competir com ele. Vai dar certo”, comentou.

O técnico da Seleção Brasileira de Paraciclismo, Romolo Lazzaretti, expressou a gratidão ao prefeito Cícero Lucena, por proporcionar as condições ideais para a equipe realizar uma seletiva. “Aqui não é apenas uma preparação, mas uma seletiva que vai determinar os ciclistas que terão a honra de representar o País em Santiago-Chile, e as características daqui são semelhantes às que os atletas vão encontrar no Parapan”, agradeceu.

O evento é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), e Federação Paraibana de Ciclismo (FPC).

O resultado geral da Copa Brasil de Paraciclismo está disponível no site da Confederação Brasileira: cbc.esp.br

Acidente – Durante a prova da categoria TANDEM WB (destinada aos deficientes visuais). As bicicletas são de dois lugares e o ciclista da frente, ou “piloto” enxerga normalmente, a atleta Fernanda Teixeira de Araújo sofreu um acidente durante a prova de resistência, e prontamente foi socorrida pelas equipes do Samu-JP, disponibilizadas pela Prefeitura, com todo apoio, a paradesportista foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma da Capital, onde se encontra em estado grave, mas estável.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Texto: Amauri Aquino Edição: Andrea Alves Fotografia: Kleide Teixeira

  • Secretarias

    sejer