DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

João Pessoa Film Comission inicia sua primeira produção, que deve movimentar cerca de 50 profissionais da Capital

Audiovisual

João Pessoa Film Comission inicia sua primeira produção, que deve movimentar cerca de 50 profissionais da Capital

06/03/2023 | 20:00 | 56

A João Pessoa Film Comission, vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), comemora sua primeira produção. É a minissérie ‘Novinha’, em parceria com a TV Correio/Record, que será a primeira janela de exibição seguindo, depois, para o circuito nacional. É a concretização do trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura de valorização do audiovisual. Só essa produção injeta diretamente R$ 1,2 milhão na economia local.

“Acolhemos de modo muito contente essa produção da minissérie por se tratar da nossa primeira aquisição da João Pessoa Film Comission, instrumento que criamos ano passado e já consegue dar resultados”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

A Fundação está entrando com apoios de liberação de licença, uma logística básica para que os produtores possam desenvolver o trabalho aqui, numa parceria com a TV Correio/Record. “Outra coisa importante é que está dentro da função da Film Comission, que é atrair investimentos para o audiovisual local e, principalmente, garantir geração de emprego e renda para os nossos atores, atrizes, técnicos da área de audiovisual”, disse.

O produtor executivo André Xingu explicou que a série inédita é produzida pela Idé Productions, de São Luiz (MA), e tem coprodução da produtora paraibana News Audiviosual de Comunicação. Esse trabalho vai movimentar cerca de 50 profissionais da capital paraibana e 95% das pessoas que vão trabalhar na série são da cidade, envolvendo atores, produtores e técnicos. Somente o diretor Frederico Machado e o diretor de fotografia Edder Havin vêm de São Luiz.

A série será gravada em 21 dias, no mês de abril. O lançamento na TV Correio/Record será no dia 12 de outubro, na Semana da Criança. Além de André Xingu, compõe a equipe o produtor executivo Christian Dellon e Valério Lima, como produtor.

A história – ‘Novinha’ vai falar de valores, do amor paternal. Muitas vezes, jovens que são explorados sexualmente têm uma rejeição familiar e ‘Novinha’ conta a trajetória de uma menina de 17 anos que vive da prostituição.

No momento em que ela vai se oferecer para fazer um programa, a história muda e a pessoa que poderia ter sido um cliente toma uma posição de defesa dela. “Tem essa mensagem positiva de valores e de amor paternal entre as pessoas. São várias situações e vai ser uma grande aventura que essa menina vai viver aqui em João Pessoa”, comentou Xingu.

O elenco está em fase de seleção. Nos testes, participaram cerca de 80 atores de João Pessoa. “A expectativa é grande, porque é o primeiro trabalho da João Pessoa Film Comission. O I Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) foi um grande sucesso e, dentro das negociações que ocorreram nele, foi criada a Film Comission, e a proposta é movimentar o setor. Tem muita gente que sobrevive disso e o paraibano sabe fazer bem feito”, acrescenta o produtor executivo André Xingu.

O chefe da Divisão de Audiovisual da Funjope, Paulo Roberto, afirmou que esta é a efetivação de uma política pública estruturante. A JP Film Comission, com essa produção, cumpre sua missão, que é para além de exibir os cenários da cidade, que não deixa de ser importante, mas também gera emprego e renda para os profissionais, técnicos e artistas do município”.

Paulo acrescentou que João Pessoa tem inúmeras provas de que as obras audiovisuais existem e têm seu valor. “O papel da JP Film Comission em relação à questão da gestão pública é ser uma ferramenta para viabilização dessas obras e também a estruturação do setor. É dar ao audiovisual as ferramentas para que ele ocorra. Com a concretização desse projeto, vemos realmente a política em ação. Ver a Film Comission dando os próprios passos nos deixa entusiasmados como gestores públicos”, completa.

  • Texto: Lucilene Meireles Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: Daniel Silva

  • Secretarias

    funjope

  • Tags

    audiovisual funjope João Pessoa Film Comission minissérie ‘Novinha’ primeira produção TV Correio/Record valorização do audiovisual