DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Serviço de Doenças Raras da Prefeitura e Fiocruz planejam implantação de centro de infusão de medicamentos biológicos

Parceria

Serviço de Doenças Raras da Prefeitura e Fiocruz planejam implantação de centro de infusão de medicamentos biológicos

03/02/2023 | 14:30 | 11

Representantes do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras da Prefeitura de João Pessoa visitaram a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para buscar parceria com o objetivo de implantar um centro de infusão de medicamentos biológicos no serviço. A visita aconteceu nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) durante uma oficina de terapias infusionais promovida pela instituição.

De acordo com Eutília Freire, médica e coordenadora do Serviço de Doenças Imunomediatas do Centro de Doenças Raras, o próximo passo é elaborar um projeto para apresentar ao Ministério da Saúde em busca de apoio tecnológico para a implantação do centro de infusão. “Na Fiocruz, apresentei a estrutura do Centro de Doenças Raras, a composição de colaboradores e nosso espaço físico. Daqui vamos montar um projeto para tentarmos viabilizar a implantação desse serviço de extrema necessidade para população” explicou.

Para a realização das infusões, o Centro de Doenças Raras já conta, em sua estrutura, com consultório, sala de infusão, sala de curativo e sala de coleta. “A maior necessidade da implantação desse projeto é a falta de vagas, atualmente, no Sistema Único de Saúde (SUS), para essas infusões”, destacou a médica Eutília Freire.

Desde sua inauguração, em 2022, o Centro de Doenças Raras realizou mais de 200 atendimentos sendo que, desses, cerca de 90 são de doenças que necessitam de infusão, entre elas: esclerose sistêmica, esclerose múltipla, lúpus, miopatia autoimune, artrite reumatoide, febre familiar mediterrâneo, asma, psoríase, dermatomiosite e outras.

Serviço – No Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras são atendidos pacientes com doenças raras ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico. Para ser atendido, o usuário deve ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e serviços que, por ventura, atendam pacientes raros.

O espaço disponibiliza aos pacientes uma equipe multiprofissional composta por diversas especialidades médicas (neurologista, hematologista, reumatologista, pneumologista, pediatra, ortopedista e clínico geral), assim como demais áreas da saúde como enfermagem, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia, terapia ocupacional, profissional de educação física e serviço social. O serviço está localizado na Rua Esmeraldo Gomes Vieira, n°362, no bairro dos Bancários.

  • Texto: Thibério Rodrigues Edição: Katiana Ramos Fotografia: Ivomar Gomes

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    centro de infusão de medicamentos centro municipal de doenças raras fiocruz saúde tratamento para doenças raras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *