DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Prefeitura de João Pessoa e Conafer discutem novas ações em prol de agricultores familiares da Capital

Em Brasília

Prefeitura de João Pessoa e Conafer discutem novas ações em prol de agricultores familiares da Capital

02/02/2023 | 19:00 | 91

A Prefeitura de João Pessoa e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) discutiram, na manhã desta quinta-feira (02), o fortalecimento de ações voltadas para produtores rurais que atuam na Capital paraibana. A pauta foi tratada durante reunião na nova sede da entidade, em Brasília.

No encontro, a Prefeitura esteve representada pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), João Bosco Ferraz. Por lá, ele foi recebido pelo vice-presidente da entidade, Tiago Lopes, e pelo diretor de Políticas Públicas, Jerônimo Júnior.

Desde agosto do ano passado, a gestão municipal possui um convênio com a Conafer, por meio do programa Mais Pecuária Brasil, visando o melhoramento genético para rebanho bovino, com garantia de 600 prenhez. “Hoje, conversamos sobre o programa, que já está presente em mais de 2,5 mil cidades do País, além de outros serviços que a Conafer tem a oferecer para os municípios brasileiros”, explicou João Bosco.

O Mais Pecuária Brasil vem de um projeto inédito de biotecnologia reprodutiva que entrega a prenhez do animal e não apenas os sêmens e insumos aos pequenos produtores. Quem adere ao projeto, possibilita que as propriedades rurais recebam os protocolos e iniciem o processo de inseminação que vai melhorar a vida destes produtores rurais e das cadeias produtivas das cidades, uma revolução genética no campo.

Mais ações – Com base no que foi discutido na reunião desta quinta-feira, o objetivo agora é seguir fortalecendo as ações do Mais Pecuária Brasil na Capital paraibana, bem como executar novas atividades. “A Conafer quer implementar em João Pessoa um programa de treinamentos e capacitações para agricultores, visando novas culturas, e aprimorar as que já são trabalhadas na cidade”, adiantou o secretário.

Também foi discutida, no encontro, a execução de um programa de turismo rural voltado para escolas de Ensino Fundamental e Médio. “A ideia é aproximar os estudantes da rotina no campo, levando-os não apenas a visitar as áreas rurais, mas, em especial, promover aprendizado a partir do trabalho dos produtores da agricultura familiar”, complementou Bosco.

Uma nova reunião entre representantes de Prefeitura e da Conafer está prevista para março.

  • Texto: Alysson Bernardo Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: assessoria

  • Secretarias

    sedesp

  • Tags

    agricultores familiares brasília Conafer Confederação Nacional dos Agricultores Mais Pecuária Brasil programa reunião sedest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *