DELUBIO

Blog da Paraíba e Nordeste, futebol ao vivo, jogos, Copa do Nordeste

Noticias

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente mantêm fiscalizações diárias nas praias da Capital

Trabalho de rotina

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente mantêm fiscalizações diárias nas praias da Capital

13/12/2022 | 18:00 | 37

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa encontraram, durante ação de vistoria rotineira na orla da Capital, nesta terça-feira (13), resíduo biológico semelhante a fezes de tartaruga marinha, muito comum no litoral paraibano. Por conta disso, foram recolhidas e encaminhadas amostras do material para análise no laboratório do Departamento de Sistemática e Ecologia da Universidade Federal da Paraíba (DSE/UFPB). O estudo será realizado por um especialista em algas marinhas.

Esse trabalho de vistoria aconteceu nas praias de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra e os técnicos descartaram a possibilidade de que o material encontrado possa ser fezes humanas. “Podemos dizer, com certeza, que não se tratam de fezes humanas. Mas para comprovar se são de tartaruga, é preciso o resultado da análise e laudo técnico. O material não oferece risco à saúde, mas nós recomendados que a população evite tocar e manusear as fezes”, ressaltou Jocélio Araújo, chefe da Divisão de Fiscalização da Semam.

Os fiscais explicaram que resíduo biológico semelhante já foi encontrado no litoral do Estado e, na época, foi comprovado que eram fezes de tartarugas marinhas, que se alimentam de algas.

Fiscalização – Os técnicos da Semam trabalham em regime de plantão, em parceria com equipes da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), do Governo do Estado, que fazem o monitoramento da balneabilidade das praias. Esse trabalhão tem o suporte de demais técnicos da Prefeitura de João Pessoa, como os engenheiros da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que têm equipes de limpeza atuando todos os dias no litoral, e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que dispõe de equipamentos como insuflador, que abrem a rede pluvial para detectar esgotos clandestinos na cidade.

Balneabilidade – Jocélio Araújo lembrou ainda que é preciso a população estar atenta às condições de balneabilidade do litoral, monitorada toda semana pela Sudema. Os 24 quilômetros de praias em João Pessoa são acompanhados pelas equipes da Divisão de Fiscalização (Difi) e Diretoria de Estudos e Pesquisas (Diep) da Semam, todos os dias da semana.

  • Texto: Jô Vital Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: assessoria

  • Secretarias

    semam

  • Tags

    fezes laudo técnico litoral meio ambiente Praia resíduo biológico semam tartaruga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *