Com cirurgias e consultas de alta complexidade, Hospital Municipal Santa Isabel contribui com a saúde da população

JP 437 anos

Com cirurgias e consultas de alta complexidade, Hospital Municipal Santa Isabel contribui com a saúde da população

06/08/2022 | 12:00 | 52

Especialista em cirurgias de média e alta complexidade e referência em diversas especialidades médicas, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), administrado pela Prefeitura de João Pessoa, tem devolvido saúde e melhorado a vida dos pessoenses, que comemoram o aniversário de 437 anos da Capital paraibana nesta sexta-feira (05).

Na busca para ampliar o atendimento aos usuários da rede municipal de saúde, garantindo tratamento mais eficaz, humanizado e de qualidade, o hospital tem ampliado os seus serviços, investindo em procedimentos inovadores e pioneiros na gama de especialidades ofertadas aos pacientes, ampliando os cuidados com a saúde da população.

Entre os serviços disponibilizados à população, está a realização de cirurgias de endometriose profunda, dentro dos cuidados com a saúde da mulher. É um serviço de ginecologia minimamente invasivo, realizado por via endoscópica, e que traz vários benefícios as pacientes, como o curto tempo de internação, menor tratamento intra-operatório e retorno das atividades habituais de forma mais precoce.

A possibilidade de tratar a endometriose por via endoscópica, por uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de várias especialidades, não existia no SUS, na rede pública, e virou realidade com o tratamento ofertado pelo Hospital Santa Isabel, que é realizado pelo serviço de ginecologia endoscópica, coordenado pela ginecologista e cirurgiã, Carolina Bandeira.

Histeroscopia cirúrgica – Outro serviço inovador relacionado à saúde da mulher, disponibilizado no HMSI, é a realização de histeroscopia cirúrgica para polipectomia. Realizado com ressectoscópio e o uso de energia bipolar, o procedimento não era, até então, ofertado na Paraíba na rede pública, o que reforça o pioneirismo da Secretaria Municipal de Saúde.

A histeroscopia cirúrgica para polipectomia é um procedimento minimamente invasivo para retirada de pólipos, onde é utilizada a energia bipolar.

CPRE – Outro procedimento inovador com menos risco para os pacientes, implantado recentemente no Hospital Santa Isabel pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE).

A cirurgia é indicada para o tratamento de doenças das vias biliares e é feita de maneira minimamente invasiva, sendo realizada por via endoscópica. São beneficiados com esse procedimento pacientes que apresentam complicações do cálculo na vesícula, que tenham tumores, que estão com infecção grave na parte da via biliar ou na região do fígado.

O serviço de CPRE no município está sendo coordenado pelos médicos especialistas na área de endoscopia, Frederico Campos e Antônio Madruga Neto.

Cirurgia bariátrica – Maior equipamento do município em relação a hospitais, o HMSI realiza, inclusive, atendimento multiprofissional quando é demandado, a exemplo das cirurgias bariátricas, onde os pacientes são atendidos por diversos profissionais antes, durante e depois do procedimento.

O serviço de cirurgia bariátrica faz parte da assistência de alta complexidade oferecida pela unidade hospitalar ao indivíduo com obesidade grave.

No Santa Isabel estão disponíveis para os pacientes as duas principais técnicas de cirurgia bariátrica: o Sleeve e o Bypass. Ambas são realizadas por videolaparoscopia, quando uma câmera é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças, o que torna os procedimentos minimamente invasivos, mais seguros.

Entre os pacientes beneficiados com o procedimento está o funcionário público José Audo de Araújo, 37 anos, que fez a cirurgia em janeiro desse ano. “Mudou tudo na minha vida. Agora eu tenho mais qualidade de vida”, comemora.

Esta semana, o serviço foi incrementado com a implantação do SPA Cirúrgico, que vai beneficiar pacientes inscritos no Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica do HMSI, que possuem dificuldade extrema na perda de peso, um dos pré-requisitos necessários para realização da cirurgia bariátrica.

O principal objetivo do SPA é possibilitar, através da internação hospitalar, em leitos exclusivos e adaptados para as condições que os pacientes necessitam, um acompanhamento diário e contínuo, inserindo dietas mais restritivas associados a atividades físicas, fisioterapias respiratórias e acompanhamento psicológico, fomentando a quebra da estagnação na perda de peso.

Exames por imagens – Com equipamentos de última geração, o hospital também tem garantido diagnósticos mais rápidos e eficazes aos pacientes da rede municipal de saúde, através da realização de exames por imagens, a exemplo de tomografias computadorizadas. Em média, mensalmente são realizadas 200 tomografias no HMSI, que possui um tomógrafo de última geração e altíssima precisão.

O tomógrafo, um aparelho da Canon Medical Systems, proporciona máxima produtividade e alta definição com exames extremamente rápidos e precisos, além de permitir as mais avançadas técnicas tomográficas.

O equipamento tem a disponibilidade para atender demandas de alta complexidade em diversas especialidades, como neurologia, gastroenterologia, cardiologia, cirurgia bariátrica e ortopedia, entre outras. O tomógrafo é um dos equipamentos do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do hospital, coordenado pelo médico radiologista Luís Felipe Paiva.

Atendimento diferenciado – Por conter o maior número de especialidades médicas, por fazer um atendimento diferenciado em relação a consultas de alta complexidade, pela gama de cirurgias disponibilizadas, a diretora-geral do Hospital Municipal Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, destaca que a unidade é hoje o principal equipamento hospitalar da Prefeitura de João Pessoa e que vem contribuindo para a população no seu perfil de cirurgias e também no seu perfil de atendimentos clínicos em UTIs.

“O Hospital Santa Isabel tem serviços importantes de cirurgias bariátricas, urológicas, proctológicas, entre outras, e é um campo de estágio para múltiplas especialidades médicas e não médicas. Cirurgias complexas são realizadas no Hospital Santa Isabel, assim como exames complexos. O parque tecnológico de imagens do Santa Isabel é muito importante, faz desde procedimentos endoscópicos, de colonoscopia, endoscopia, broncoscopia e CPRE, até tomografia e exames diversos de ultrassom”, declarou.

Ela destaca também a participação importante do HMSI no programa Opera João Pessoa, onde o hospital interfere positivamente na realização de cirurgias reprimidas que foram acumuladas no período pandêmico da Covid-19.

Adriana Lobão ressaltou ainda a quantidade de leitos de UTIs existentes hoje no hospital, que depois do período pandêmico, onde foi referência no tratamento de pacientes, teve o número de leitos de UTIs aumentado de 16 para 34 leitos úteis. “Esses leitos, que permanecem com ocupação alta na maioria dos dias do ano, possibilitam o atendimento daquelas pessoas que venham a entrar em risco de vida e procurem uma porta de urgência em João Pessoa, principalmente das UPAs e de outros hospitais e que necessitem desse leito de UTI”, declarou.

Dessa forma, frisou, o hospital vem contribuindo com a saúde do cidadão pessoense e das pessoas que por ele passem e estejam compactuadas por sua região de residência.

Usuários elogiam atendimento – A dedicação e o cuidado do hospital com a saúde da população, começando pela recepção até o momento da alta hospitalar ou de quem apenas passa pelos ambulatórios para consulta, são elogiados pelos pacientes.

“Fui muito bem tratado quando estive no Hospital Santa Isabel. A cirurgia foi boa e eu estou me recuperando muito bem. Eu agradeço demais ao pessoal do hospital”. A declaração é de José João Santos Júnior, 45 anos, que fez uma cirurgia de vesícula recentemente.

Também se recuperando de uma cirurgia de hérnia inguinal, André Luiz Mendes da Silva, de 45 anos, está entre os usuários beneficiados com a realização de procedimentos no Hospital Santa Isabel. “Fui muito bem tratado e só tenho a agradecer a todos do hospital por isso, pela minha saúde”, disse ao elogiar o tratamento recebido na unidade.

  • Texto: Glaudenice Nunes Edição: Felipe Silveira Fotografia: Arquivo/Secom e Assessoria

  • Secretarias

    sms

  • Tags

    Bariátrica cirurgias consultas exames joão pessoa população santa isabel Saude SMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.