Prefeitura de João Pessoa faz intercâmbio com Buenos Aires para discutir implantação de Distrito Criativo

Cidades Criativas

Prefeitura de João Pessoa faz intercâmbio com Buenos Aires para discutir implantação de Distrito Criativo

03/08/2022 | 20:00 | 69

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), deu início, nesta quarta-feira (3), a um intercâmbio de experiências com Buenos Aires, Capital da Argentina, através de uma reunião on-line. O objetivo é conhecer os trabalhos realizados no país vizinho para criação de distritos criativos e amadurecer a ideia da implantação do projeto na Capital paraibana.

João Pessoa e Buenos Aires fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco: a capital paraibana, no segmento Artesanato; e a argentina, no Design. O contato inicial entre elas aconteceu durante a realização da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco, realizada em Santos, no litoral de São Paulo, no mês passado.

A conexão com a Capital argentina não foi por acaso: a cidade possui quatro distritos, divididos por diferentes eixos criativos. De acordo com a diretora da Economia Criativa da Sedest, Marianne Góes, mesmo João Pessoa e Buenos Aires representando segmentos distintos na rede da Unesco, a troca de experiências é de grande importância para o fortalecimento do projeto que vem sendo estudado para a Capital paraibana. “Estamos trabalhando sempre com essa transversalidade de segmentos. Por isso, quisemos escutar um pouco da experiência deles e entender um pouco do que funcionou por lá, de como eles implantaram”, explicou.

Experiência – Para implantação do distrito criativo argentino, Buenos Aires fez intercâmbio com outras cidades que já tinham passado pelo mesmo processo, como Barcelona, Quito e Londres. “Eles fizeram justamente o que estamos fazendo: conheceram experiências exitosas. A reunião desta quarta-feira foi um primeiro momento, um esforço de benchmark de João Pessoa, junto a uma cidade que detém experiência nessa área. Foi um encontro de cooperação que irá se estreitar ainda mais”, acrescentou Eduardo Barroso, coordenador de projetos especiais da Sedest.

Reunião – A cidade argentina foi representada na reunião desta quarta-feira pela conselheira principal do Ministro da Cultura de Buenos Aires, Magdalena Suarez; e o secretário-geral da Comissão do Patrimônio Cultural e líder de projetos especiais sobre Sustentabilidade Cultural de Buenos Aires, Emiliano Cruz Michelena. Eles fizeram uma apresentação dos quatro distritos criados por lá e apontaram desafios enfrentados.

A Prefeitura de João Pessoa também esteve representada pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco; pelo chefe de gabinete da pasta, Pietro Romário; além de Chico Nunes, Amadeu Fonseca, Karol Janaína e Camille Barbosa, assessores técnicos da secretaria. O encontro contou ainda com a participação de Renata Gadelha, mestranda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolve uma pesquisa acadêmica sobre os Distritos Criativos da Unesco.

Distrito – Nos próximos dias, acontecerá uma segunda rodada do intercâmbio, para que sejam debatidas algumas questões pontuais, dentro do propósito da Prefeitura de João Pessoa de consolidar o projeto do Distrito Criativo na cidade. “Com essa primeira troca de experiências com Buenos Aires, estamos dando um importante passo para o amadurecimento do que estamos concebendo para a nossa Capital, de forma a materializar o nosso Distrito Criativo no Centro Histórico o mais rápido possível”, destacou João Bosco.

  • Texto: Alysson Bernardo Edição: Cristina Cavalcante Fotografia: assessoria

  • Secretarias

    sedest

  • Tags

    Buenos Aires Capital da Argentina cidades criativas Distrito Criativo intercâmbio Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco sedest Unesco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.