Prefeitura de João Pessoa preenche todas as vagas de capacitações gratuitas para setor da construção civil

Eu Posso Aprender

Prefeitura de João Pessoa preenche todas as vagas de capacitações gratuitas para setor da construção civil

26/07/2022 | 20:00 | 60

A Prefeitura de João Pessoa abriu, na manhã desta terça-feira (26), as inscrições para seis capacitações gratuitas na área da construção civil. A oferta dos cursos é resultado de parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), por meio do programa Eu Posso Aprender, e o Senai Bayeux. Em menos de 6h, as 184 vagas disponibilizadas acabaram preenchidas.

As inscrições aconteceram na sede do Sine-JP, localizada na Villa Sanhauá, no Varadouro. Foram oferecidos quatro cursos básicos (Pedreiro de Reforma Geral, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras Imobiliárias e Assentador de Revestimento Cerâmico); e dois, de aperfeiçoamento (Técnicas de Acabamento em Alvenaria e Instalação de Motor de Portão).

Lindesberg Justino da Silva, de 22 anos, foi um dos interessados, que garantiu vaga. Ele soube dos cursos através do noticiário na TV, nesta segunda-feira (25). Na manhã desta terça-feira (26), não perdeu tempo e se inscreveu na capacitação de Pedreiro de Reforma Geral.

“Há cinco anos trabalho na área da construção. Comecei informalmente como servente. E passei um ano como ajudante de pedreiro, com carteira assinada. Porém, fui desligado semana passada. Agora, quero estudar, para ir melhorando, aproveitar as oportunidades que surgirem, e crescer”, falou.

Aperfeiçoamento – Também teve quem procurou as capacitações para se aprofundar no segmento de mercado em que já possui qualificação. É o caso de Lenilton Maia, de 42 anos. Há quatro, começou a trabalhar na área elétrica, após fazer cursos de Bobinagem, de Eletricista Básico e de Eletricista Predial.

Sem emprego fixo, ele está tentando se estabelecer como autônomo. Para isso, buscou o curso de Instalador de Motor de Portão. “A elétrica é muito abrangente. Essa capacitação pode ampliar ainda mais minha área de atuação. E o melhor: é tudo gratuito. Financeiramente, eu não teria como investir em qualificação”, acrescentou.

Sucesso – O diretor de Qualificação e Projetos da Sedest, Dante Tomei, comemorou a resposta positiva do público, diante da oferta dos cursos. “A capacitação é uma ação central da estratégia da secretaria. A grande procura pelas vagas mostra como a população está atenta às novidades e tendências do mercado, melhorando os índices de empregabilidade. Em breve, queremos oferecer mais vagas, bem como novos cursos”, destacou.

As seis capacitações ofertadas nesta terça-feira serão ministradas presencialmente na unidade do Senai, em Bayeux – que é referência em laboratórios destinados às atividades da construção civil. As aulas terão início em agosto.

  • Texto: Alysson Bernardo Edição: Felipe Silveira Fotografia: Dayse Euzébio

  • Secretarias

    sedest

  • Tags

    capacitação construção civil curso Eu Posso Aprender sedest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.