Novo post criado em 25 de Jul de 2022 as 15:19:14

Secretaria de Saúde do Município vai realizar cirurgias por videolaparoscopia, inclusive bariátrica

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande realizou mais de 500 cirurgias eletivas no primeiro semestre deste ano. Os procedimentos foram realizados no Hospital da Clipsi, no Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel (que teve o centro cirúrgico completamente reformado), e na rede complementar, através do contrato com hospitais particulares e com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).

Os encaminhamentos dos pacientes foram executados por meio do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, no mutirão de consultas e exames do programa Saúde de Verdade e nas ações descentralizadas de saúde nos bairros do programa Campina Bem Cuidada, além dos atendimentos especializados que originaram as cirurgias e dos casos em que os pacientes entraram na rede através de hospitais ou UPAs e ficaram internados para realizar as operações.

O número foi possível graças à contratação de profissionais cirurgiões e da reforma do centro cirúrgico do Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel, que ganhou quatro novas salas de cirurgias e 25 leitos de enfermagem, com capacidade para realizar até 30 procedimentos por dia. A unidade hospitalar possui equipamentos para videolaparoscopia, o que vai permitir realizar cirurgia bariátrica pelo SUS em Campina Grande.

O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I também passa por reforma e vai contar com cinco novas salas de cirurgia, até o final deste ano, o que deve dobrar a capacidade de procedimentos. O prefeito Bruno Cunha Lima também assinou a ordem de serviço para a reforma do centro cirúrgico do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), que vai ganhar quatro salas novas de cirurgia.

Mutirão de cirurgias

A Secretaria de Saúde de Campina Grande também vai dar início a um mutirão de cirurgias neste segundo semestre de 2022. O mutirão é uma estratégia do programa Saúde de Verdade, que está modernizando os sistemas de tecnologia, reestruturando os prédios e capacitando os profissionais de toda a rede municipal de saúde.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.