Novo post criado em 13 de Jul de 2022 as 04:17:58

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), firmou parceria com a Empresa Indra e a Unifacisa para o desenvolvimento, no Município, do Projeto de Capacitação “Jovem Aprendiz” na área de tecnologia. A Indra, que mantém projetos em mais de 142 países, atua na Capacitação de Jovens Aprendizes com objetivo de atingir a um público específico e atender uma demanda reprimida de profissionais nessa área.

O setor de Tecnologia da Informação (TI) é um dos que mais cresce no país. Isto é resultado do alto número de startups, criadas nos últimos anos, além da percepção das empresas sobre a importância em oferecer uma atenção maior para esta área. Porém, na contramão dessa demanda crescente, as empresas estão sofrendo com a falta de mão de obra especializada. Somente neste ano, haverá uma carência de 408 mil vagas de trabalho em todo o Brasil.

Até 2024 serão necessários 70 mil profissionais, ao ano, para ocupar todas as vagas geradas. Por ano, o Brasil capacita apenas 46 mil pessoas aptas para trabalhar na área de TI. O déficit é de 24 mil.

“Nós nos preocupamos com o futuro do mercado da tecnologia e queremos que Campina Grande continue exportando mão de obra qualificada e sendo reconhecida como o grande polo tecnológico que sempre foi. A parceria com a Indra contribui para a gente continuar com esse legado”, disse a secretária Laryssa Almeida.

Para participar do programa “Jovem Aprendiz” é preciso ter entre 14 e 18 anos de idade e estar cursando o ensino Fundamental, Médio ou Superior. Após a inscrição, o candidato passará por um breve teste de lógica e entrevista para, em seguida, começar a capacitação. Os candidatos à capacitação deverão ter conhecimentos de letramento digital, com prática que permita operacionalizar no ambiente computacional.

Visita à Campina Grande

Na última sexta-feira, 08, o Prefeito Bruno Cunha Lima, a equipe da SECTI, Sebrae, Unifacisa e membros da empresa Indra se reuniram para definir os próximos passos da parceria. Estiveram presentes Marcelo Bernardino (presidente da Indra/minsait no Brasil); Ewaldo Del Valle (diretor Brasil do Mercado de Administração Pública e Saúde); Filipe Guedes (diretor Norte/Nordeste do Mercado de Administração Pública e Saúde) e Felipe Mesquita (diretor Brasil da Unidade de Delivery Center).

A Indra é uma multinacional de Consultoria e Tecnologia, líder na Espanha e América Latina. A empresa oferece soluções e serviços tecnológicos para os setores de Transporte e Tráfego, Energia e Indústria, Administração Pública e Saúde, Serviços Financeiros, Segurança e Defesa e para Telecom e Media.

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.