Prefeitura e Estado elaboram Carta Consulta para execução e implantação do BRS na Capital

Transporte público

Prefeitura e Estado elaboram Carta Consulta para execução e implantação do BRS na Capital

07/07/2022 | 13:25 | 13

O prefeito Cícero Lucena participou, na manhã desta quinta-feira (7), de uma reunião técnica para a elaboração de Carta Consulta destinada a captação de recursos, inclusive por meio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), necessários à implantação de quatro corredores viários e terminais do sistema de Bus Rapid Service (BRS), em João Pessoa.

imagem07-07-2022-16-07-51

“Este é um projeto fundamental para a mobilidade de João Pessoa. E um compromisso nosso enquanto gestão: preparar a cidade para o futuro, cuidando agora para dotá-la de um sistema de transportes e trânsito moderno, eficiente, humano e sustentável”, destacou o prefeito. O encontro aconteceu na Secretaria de Planejamento Municipal (Seplan) e contou com a participação de representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e do Governo do Estado.

O projeto, denominado “Rede Integrada de Corredores de Transporte Público do Município de João Pessoa”, prevê investimentos em infraestrutura nos maiores corredores de transportes da Capital, que são as avenidas Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Dom Pedro II e 2 de Fevereiro.

E, ainda, a construção de cinco terminais de integração: um Metropolitano, em área central da cidade, outro no Bessa, e os outros três para atender Cruz das Armas, região da Dom Pedro II e 2 de Fevereiro. A apresentação técnica do projeto foi feita, na reunião, por Adalberto Araújo e Sheila Freire, especialistas em trânsito e mobilidade.

imagem07-07-2022-16-07-52 imagem07-07-2022-16-07-52

O secretário de Planejamento da Capital, José William, destacou ao término do encontro tratar-se “da maior intervenção já planejada nas últimas décadas para o sistema viário, de transportes públicos e de mobilidade urbana e humana da cidade”.

Ele lembrou que a Prefeitura, por meio da Seplan e da Semob-JP, já vinha desenvolvendo os estudos e trabalhando no projeto da rede integrada de transportes, mas que agora, por meio da parceria técnica e administrativa com o Governo do Estado, as ações e providências para implantação ganham maior celeridade. “Tudo será mais rápido, inclusive a definição e divisão dos custos de implantação, que estamos prestes a concluir”, completou.

Pelo Governo do Estado, participaram da discussão do projeto a secretária Executiva de Infraestrutura e Meio Ambiente, Virgiane Melo Amaral, e Álvaro Paiva, representante da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag). Pela AFD, Fernando Pacheco e Elisa Xavier, acompanhando online. E representando a I CARE, consultoria em sustentabilidade, o arquiteto Leonardo Werneck e a engenheira Lais Souza.

Também presentes à reunião o secretário executivo da Seplan, Airton Falcão, e o coordenador do Programa João Pessoa Sustentável, Antônio Elizeu. Ambos ressaltaram a dimensão do projeto e sua importância para a melhoria do trânsito e do sistema de transportes na Capital. “É um projeto que interage com toda a mobilidade de João Pessoa, que dará fluidez ao tráfego e beneficiará diretamente toda população usuária do transporte público”, comentou Antônio Elizeu.

Visitas e revisão – À tarde as equipes técnicas estiveram em visitas aos locais de implantação do BRS. E nesta sexta-feira (8), reúnem-se durante o período da manhã na Secretaria de Infraestrutura do Estado (sede do DER) para revisão da Carta Consulta, a ser assinada pelo governador João Azevedo e pelo prefeito Cícero Lucena.

  • Texto: Carlos César Muniz Edição: Katiana Ramos Fotografia: Dayse Euzébio

  • Secretarias

    seplan semob

  • Tags

    Cícero Lucena mobilidade urbana planejamento semob-jp seplan Sistema BRS transporte público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.