Prefeitura entrega cartões de auxílio-alimentação para mulheres atendidas pelo Centro de Referência

Proteção social

Prefeitura entrega cartões de auxílio-alimentação para mulheres atendidas pelo Centro de Referência

06/07/2022 | 20:00 | 55

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), realizou, na tarde desta quarta-feira (6), a entrega de cartões de auxílio-alimentação para mulheres vítimas de violência atendidas no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra. A ação, realizada no auditório do Paço Municipal, no Centro, aconteceu em parceria com Associação Recreativa e Cultural (ARC) Ações Solidárias, com o Instituto Rede Mulher Empreendedora e a Fundação MAPFRE.

imagem07-07-2022-02-07-28 imagem07-07-2022-02-07-30 imagem07-07-2022-02-07-32 imagem07-07-2022-02-07-33

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, celebrou a parceria com as instituições de proteção social e revelou que as mulheres terão direito a participar de cursos de capacitação gratuitamente. “É muito especial para nós esse apoio de Angélica Costa e Sérgio Lucena, na ARC Ações Solidárias, ao trabalho da nossa secretaria, colaborando com as pessoas que mais precisam. Esses cursos de capacitação para as mulheres em situação de vulnerabilidade vêm em boa hora, porque preparam elas para o futuro, para serem inseridas no mercado de trabalho ou reinseridas, no caso daquelas que já trabalham”, destacou.

“Esse período de pandemia foi bastante difícil e a ARC tem nos dado um suporte imenso. Agradecer também ao trabalho de Lila Oliveira, na coordenadoria do Centro de Referência da Mulher, da nossa diretora de enfrentamento à violência, Ana Gondim, e de toda a equipe da secretaria municipal que trabalha diuturnamente para a população de João Pessoa”, acrescentou Nena Martins.

imagem07-07-2022-02-07-35 imagem07-07-2022-02-07-36 imagem07-07-2022-02-07-38

A presidente da Associação Recreativa e Cultural Ações Solidárias, Angélica Costa, salientou que a proteção e empoderamento das mulheres é um esforço de muitas mãos. “Toda a capacitação que oferecemos para essas mulheres é gratuita e com certificação. Nosso propósito é que elas aprendam, cresçam, se desenvolvam e melhorem as suas vidas. São capacitações de administração financeira, vendas, autoconhecimento e empregabilidade. Durante a pandemia, as mulheres foram intensamente afetadas. Então, começamos a capacitação em casa, fizemos o treinamento digital e esse sistema funcionou muito bem na Paraíba”, observou.

Já a diretora de enfrentamento à violência contra a mulher e equidade de gênero da SEPPM, Ana Gondim, lembrou que o evento é fundamental, porque todas as ações e providências que visem proporcionar meios para que as mulheres se tornem autônomas financeiramente são válidas.

“A maioria das mulheres não consegue romper o ciclo da violência por vários motivos, mas um se destaca: a dependência financeira do agressor. Portanto, reiteramos todas as providências e políticas públicas para que as mulheres reúnam condições e meios de serem independentes financeiramente são extremamente importantes. A política nacional de enfrentamento à violência contra a mulher tem quatro eixos: a assistência social é um deles. Mas a prevenção através da educação e da capacitação para o mercado de trabalho ajudarão na autonomia financeira e na libertação do ciclo de violência”, enfatizou Ana Gondim.

imagem07-07-2022-02-07-40 imagem07-07-2022-02-07-41

  • Texto: Ytalo Rodrigues Edição: Felipe Silveira Fotografia: Kleide Teixeira

  • Secretarias

    seppm

  • Tags

    auxílio-alimentação capacitação Centro de referência cursos mulheres proteção social SEPPM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.