Curta animado paraibano fala da pausa no São João durante a pandemia


Compartilhe

O curta “Era uma noite de São João” é um projeto de animação 2D colorida, inspirado no São joão de Santa Luzia, na Paraíba. A equipe composta em sua maioria por paraibanos trabalha desde dezembro de 2020 para apresentar, em meio a uma narrativa pandêmica, lembranças da festividade junina. O filme traz figuras da cultura paraibana para a história.

A ideia do projeto surgiu em meio a pandemia, em 2020, quando as festas juninas foram canceladas. O curta apresenta a história de Dona Dorinha, uma viúva idosa que, cumprindo sua quarentena no interior do Sertão, relembra da janela do seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.

Além de se passar em Santa Luzia, a animação conta com grandes nomes da cultura paraibana como inspiração para os personagens “As pessoas podem esperar muitas surpresas e muita identificação. Já que tivemos a ideia de usar personalidades da nossa cultura para inspirar os personagens do filme. Portanto, temos de Sivuca a Zezita Mattos, de Marinês a Jessier Quirino e muitos outros”, comenta Bruna Velden, diretora do curta.

imagem03-07-2022-17-07-45Foto: Reprodução TV Cabo Branco

A diretora, roteirista e produtora, Bruna Velden, sempre foi apaixonada pela festa e comemora os festejos juninos em Santa Luzia quando consegue “quando a festa foi cancelada e eu soube dos meus amigos de lá o vazio que foi o feriado, a ideia do roteiro veio na mente na mesma hora. Submeti o projeto em outubro de 2020 e, desde dezembro do mesmo ano, estamos trabalhando no projeto”, relata.

Veja também  Juliette lança ‘Xodó’, seu novo single; ouça

A animação em 2D tem cerca de 10 minutos e contou com uma equipe de 13 pessoas por trás do projeto, que trabalharam por 1 ano e meio de forma remota na construção do filme. A equipe é formada por profissionais de vários estados, como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, mas em sua maioria é composta por paraibanos.

A previsão para estreia do curta animado é agora no mês de julho de 2022, com duas sessões. Uma das exibições será em Santa Luzia, cidade que ambienta a história e a outra exibição será no Teatro Santa Catarina em Cabedelo, onde se encontra maior parte da equipe do projeto. “Ainda estamos planejando a distribuição, mas o objetivo é colocá-lo nos festivais de cinema locais e em festivais de animação do circuito nacional e fora também”, conta Bruna Velden.

imagem03-07-2022-17-07-47

Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Leia também

imagem03-07-2022-17-07-47

Cultura

Baião ‘Paraíba’: Música de Luiz Gonzaga é um retrato do cenário político e social do estado

São João do Nordeste é tema do programa Paraíba Comunidade deste domingo (3), das Tvs Cabo Branco e Paraíba.

imagem03-07-2022-17-07-49

Cultura

Espaço Mundo: reduto cultural de João Pessoa vai fechar as portas após treze anos de história

No coração do Centro Histórico, Centro Cultural Espaço Mundo foi um importante local de fomento da cena musical e artística da Paraíba.

imagem03-07-2022-17-07-51

Cultura

Programação de julho do Cine Banguê tem estreias de seis filmes, debate e Festival Varilux

Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 e a bilheteria abre uma hora antes do início das sessões. O pagamento é aceito apenas em dinheiro.

Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se na nossa newsletter

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado.

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.