Novo post criado em 30 de Jun de 2022 as 15:36:06

A Secretaria de Saúde de Campina Grande, através do programa Saudavelmente, vai realizar nesta sexta-feira, 1, a partir das 14h na Pirâmide do Parque do Povo, o tradicional Arraial da Saúde Mental, com todos os moradores das Residências Terapêuticas e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

imagem30-06-2022-15-06-08 imagem30-06-2022-15-06-09 imagem30-06-2022-15-06-11

Os próprios usuários, moradores e funcionários dos serviços que realizam as apresentações musicais e culturais e fazem uma grande quadrilha junina, promovendo inclusão social e liberdade na assistência aos pacientes com distúrbios psíquicos.

“É uma grande festa da inclusão, que é realizada há anos e retorna agora depois de dois anos de pandemia. Vamos celebrar com muita alegria com essas pessoas que têm hoje tratamento inclusivo, acolhedor e assistencial”, disse a coordenadora do programa, a psicóloga Lívia Sales.

Campina Grande é uma cidade modelo no enfrentamento à política manicomial, tendo desativado o hospital psiquiátrico da cidade há 17 anos e implantando um parque no lugar do hospital, o Parque da Liberdade. Os usuários da rede passaram a ser assistidos em residências terapêuticas por equipes multidisciplinares e têm autonomia e liberdade para viver num contexto assistido de inclusão social.

Além disso, o município tem leitos de psiquiatria dentro de um hospital geral, o hospital Dr. Edgley, para cuidar de forma integral da saúde dessas pessoas. A Secretaria de Saúde, através do programa Saudavelmente, tem uma ampla rede de assistência com seis Residências Terapêuticas, oito Centros de Atenção Psicossocial, um Centro de Convivência, um Ambulatório de Saúde Mental na Policlínica do Catolé e o atendimento psiquiátrico de urgência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Codecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.